PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 10/01/1993
Autor/Repórter: Max Alberto Gonzales

GLOBOSAT CRIA ASSINANTE-PALPITEIRO

Projeto Zap permite que telespectadores programem as atrações do canal Multishow, da Globosat

O exercício da livre escolha do telespectador na programação de TV já deixou de ser uma utopia no Brasil. Desde o primeiro dia do ano, 96 assinantes da Globosat são os autores de 111 horas da programação de janeiro do canal Multishow. Eles são os "zapeados", nome que a Globosat usa para chamar os usuários do projeto Zap.

Hoje, por exemplo, os "zapeados" vão ver uma execução da Nona Sinfonia de Beethoven (12h), um show dos Rolling Stones (16h30) e o balé Sydney Dance Company (20h30). Os "zapeados" preferem reprises de seriados, shows de rock e óperas.

"O primeiro mês foi um balão de ensaio", conta Luiz Gleiser, 42, diretor da Globosat. "Foram os assinantes mais críticos e participativos que incorporaram o espírito de parceria com a emissora".

A idéia surgiu na própria Globosat, que possui um "tesouro" de críticas, sugestões e pedidos de reprises recebidos pelo CAA (Centro de Atendimento ao Assinante). A escolha é limitada à programação do Multishow, mas a emissora promete abrir o leque para os programas de seus outros três canais - Telecine, Top Sport e Globosat News Television.

"A tendência é que, no futuro, nós sejamos 'zapeados' pelos telespectadores. A hipótese não é uma inviabilidade tecnológica", afirma Gleiser. No mercado norte-americano já é comum o telespectador escolher seu programa em dezenas de canais, ou mesmo pagar para ver apenas um programa, no sistema "Pay Per View".

A reação inicial da concorrente no mercado de TV por assinatura, a Rede Abril de Televisão, é de surpresa. "Acho isso fantástico. Isso que é TV por assinatura", disse Giancarlo Civita, 29, diretor da rede. "A gente nunca pensou nisso." Os assinantes da Globosat dividiram-se. Os "zapeados" adoraram e os "não-zapeados" já se ofereceram para ajudar na programação.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 20486