PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 26/02/1993
Autor/Repórter:

MEXICANAS E BRASILEIRAS DESFILAM NA TV

O dramalhão 'Garotas Bonitas', do SBT, e a minissérie 'Sex-Appeal', da Globo, são estrelados por modelos

Conforme-se. O fenômeno agora é binacional. Depois de invadir as novelas brasileiras, os modelos descobriram o filão mexicano. E o SBT resolveu tirar uma lasquinha da descoberta. Na próxima terça-feira, às 20h45, a emissora lança "Garotas Bonitas". O dramalhão - made in Televisa, a maior TV do México - tem como protagonistas quatro moçoilas que brilham nas passarelas daquele país: Tiaré Scanda, Kate Del Castillo, Cecília Tijerina e Emma Laura.

Com a novela, o SBT pretende repetir entre os "teens" o sucesso que a também mexicana "Carrossel" conquistou entre as crianças no ano retrasado. Para tanto, a emissora vai exibir os cinco primeiros capítulos de "Garotas Bonitas" sem intervalos comerciais. Espera, assim, neutralizar a concorrência da Globo -que, na mesma semana e horário, mostrará o desfecho da lacrimosa "De Corpo e Alma".

O enredo de "Garotas Bonitas" lembra muito o de "Alcançar Uma Estrela", novela argentina que o SBT transmitiu em 92. As quatro protagonistas passam toda a trama atrás do sucesso. Elena (Tiare Scandal) quer virar bailarina. Isabel (Emma Laura), Monica (Cecília Tijerina) e Letícia (Kate Del Castillo) sonham com a vida de atriz. Anseios tão simplórios são, no fundo, puro pretexto que os autores Veronica Suarez e Alejandro Pohlenz arrumaram para encher a novela de cenas em que o quarteto desfila de minissaia, shortinhos ou biquíni -mas nunca com os seios nus, como é praxe entre as modelos brasileiras que se aventuram pela televisão.

Ao menos no México, tantas pernas de fora surtiram efeito. Em 1991, quando a Televisa exibiu "Garotas Bonitas" (ou "Muchachitas") para todo o país, as quatro modelos atingiram o status de celebridades nacionais. E até gravaram um disco. Nenhuma faixa do LP estará na trilha de "Garotas Bonitas". O SBT preferiu encomendar as canções da novela para compositores brasileiros - como João Plinta, que assina "Amiga", a música-tema.

A Globo - que inaugurou por aqui a onda de modelos-atrizes continuará apostando no gênero em 93. Dia 4, terminam as gravações de "Sex-Appeal", que a emissora planeja lançar até o fim do semestre. Escrita por Antônio Calmon, com colaboração de Patrícia Travassos, Vinícius Vianna e Lilian Garcia, a minissérie retrata os bastidores de um concurso internacional de "top models''. Entre as protagonistas, Beth Lago - modelo que debutou como atriz no ano passado, em "Anos Rebeldes".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 20788