![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 25/07/1994 Autor/Repórter: Cristiane Barbieri
![]()
'ÉRAMOS SEIS' ABRE VAGA PARA 'REITOR'
Juca, Moscovis e Lizandra acertam com SBT
SÃO PAULO - "Éramos seis" foi aprovada. Tanto que o SBT anuncia para o dia 21 de novembro a estréia da mais nova produção de seu núcleo de dramaturgia: a novela "As pupilas do senhor reitor". O elenco está praticamente escolhido. Dos 21 personagens principais, 15 já têm atores escalados. Os seis papéis restantes deverão ser preenchidos esta semana, segundo informa Nilton Travesso, o diretor do núcleo.
Na última quinta-feira, Eduardo Moscovis e Lizandra Souto acertavam com ele os detalhes finais de suas contratações. Também estavam pelos corredores da emissora Samantha Monteiro, do grupo de teatro do diretor Antunes Filho, e as modelos e atrizes Andrea Richa e Paula Burlamaqui.
Juca de Oliveira fará o papel principal da história, baseada na obra homônima de Júlio Diniz. Seu personagem é o padre Antônio, o reitor bondoso e astuto, responsável pela educação das órfãs e irmãs Margarida e Clara (personagens ainda sem atrizes escolhidas). Eduardo Moscovis (que só dependia de acertos com Bia Lessa, diretora de sua próxima peça, para fechar contrato) deverá ser Daniel, um jovem médico que conquista o coração de todas as moças da aldeia portuguesa.
O pai de Daniel é José das Domas, um viúvo simpático e bem-sucedido que será interpretado por Elias Gleiser. O concorrente direto do personagem de Moscovis é o velho médico João Semana (Luiz Carlos Arutim).
O veterano Renato Borghi vai fazer um dos personagens mais engraçados e polêmicos da novela. Ele será o vendeiro João da Esquina casado com a fofoqueira Tereza (Elisângela) e pai da assanhadíssima Francisquinha (Valéria Alencar), que se atira nos braços de Daniel depois de sua primeira consulta, causando grandes conflitos no vilarejo.
"As pupilas do senhor reitor" tem ainda os personagens Pereirinha (Roberto Mársico), o senhorio que explora os moradores pobres; padre José (Roberto Bontempo), que, apesar de ser mais jovem do que o reitor, cria muitos problemas por achá-lo excessivamente liberal; o barbeiro Malaquias (Roney Facchini), eterno apaixonado por Tereza, a mulher de João da Esquina, e as três beatas fofoqueiras (vividas por Ana Lúcia Torres, Cláudia Mello e Míriam Mello).
Também já estão escaladas para a novela Denise Del Vecchio, que será Joana, a fiel criada de João Semana, e Fernanda Muniz, que viverá Mariazinha. Jofre Soares volta à televisão como o mestre Álvaro, um ancião adoentado que orienta a bela e bondosa Margarida.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 25672