PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 03/06/1995
Autor/Repórter: Vera Jardim

VIAGEM NO TEMPO

Irene Ravache entrou no túnel do tempo. Vestida, a caráter, a atriz assumia a identidade da princesa Isabel nas gravações de Sangue do meu sangue, novela do SBT com estréia prevista para o início de julho. As cenas de uma festa ambientada na corte de D. Pedro II foram realizadas, semana passada, no Palácio Campos Elísios, em São Paulo - antiga sede do governo estadual e atual Palácio da Ciência e Tecnologia.

A novela de Vicente Sesso, adaptada por Rita Buzzar e Paulo Figueiredo, mistura ficção com reconstituições de fatos históricos do período monárquico. A seqüência gravada se passa durante um baile, quando o engenheiro negro André Rebouças convida duas damas para dançar e é rejeitado. Percebendo o preconceito racial, o Conde D'Eu resolve causar polêmica: convida a cortesã Pola Renault (Bia Seidl) para dançar e oferece a mulher, a princesa Isabel, a Rebouças.

As gravações, dirigidas por Nilton Travesso, contaram com a participação de figuras curiosas: D. Pedro II, por exemplo, foi vivido por Sylvio Band, empresário paulista de extrema semelhança física com o monarca. A manca Tereza Cristina foi interpretada por Filomena Luiza, cujas características físicas também são próximas às da imperatriz. Enquanto os cenários de estúdio e da cidade cenográfica da novela não ficam prontos, o trabalho vai sendo realizado em pontos históricos da cidade de São Paulo.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28441