PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Dia
Data de Publicação: 09/07/1995
Autor/Repórter: Elena Corrêa

PARA LEMBRAR ESCRAVA ISAURA

Com "Sangue do meu sangue", que estréia terça e traz Lucélia Santos de volta, o SBT aposta no gosto do público pelas novelas de época

SÃO PAULO - Os fãs dos açucarados folhetins de época que estavam saudosos do gênero desde que a Globo deixou de investir neste filão -apesar de sucessos como Escrava Isaura e Sinhá Moça - terão seu paladar satisfeito pelo SBT. Estréia nesta terça-feira às 19h45, com reprise às 22h40, Sangue do Meu Sangue, terceira novela da emissora que aposta no melodrama-naftalina, com requintes de superprodução.

A história começa em 1872, passando na segunda fase para 1883 e culminando com a Abolição da Escravatura, em 1888. O cenário é o Rio de Janeiro, mas as gravações estão sendo feitas em São Paulo, nas praias do Guarujá e na cidade cenográfica de Anhanguera, onde foi reconstituída parte da cidade carioca do tempo do Segundo Império.

Remake da novela de Vicente Sesso que foi ao ar há 24 anos pela TV Excelsior, a nova versão traz de volta Rubens de Falco e Lucélia Santos, repetindo a dobradinha pai-e-filha já explorada nas novelas históricas da Globo. "Sou de época, é o meu estilo e minha personagem é uma heroína, o público vai suspirar", delira Lucélia.

Em Sangue do Meu Sangue, o movimento abolicionista serve de pano de fundo para dramas pessoais, familiares e amorosos. A direção-geral é dividida entre Nilton Travesso e Del Rangel, com adaptação feita por Paulo Figueiredo, Rita Buzzar e Ecila Pedroso. O elenco tem ainda nos papéis principais Guilherme Leme, Osmar Prado, Jaime Periard, Lucinha Lins e Tarcísio Filho.

FATOS HISTÓRICOS SÉ MISTURAM À FICÇÃO - Foi com uma novela de época que o SBT conseguiu reativar seu núcleo de dramaturgia, embora a empolgação inicial tenha diminuído depois que As Pupilas do Senhor Reitor (o último capítulo vai ao ar amanhã) não conseguiu repetir o sucesso de Éramos Seis. Na terceira tentativa, diretor Nilton Travesso aposta num trabalho de maior dramaticidade: "Em Sangue do Meu Sangue o momento político é muito forte, a história do Brasil se mistura à ficção, sempre com muito romantismo."

A trama começa com o desfalque de 20 contos de réis que Clóvis (Osmar Prado), marido de Júlia (Lucélia Santos) provoca no banco do sogro Mário (Rubens de Falco) para saldar suas dívidas de jogo. Carlos (Jaime Periard) entra de gaiato no golpe, sofre um acidente, perde a memória e é dado como morto. Anos depois, o abolicionista Lúcio (Tarcísio Filho), filho de Carlos, investiga a verdade sobre seu pai.

Figuras históricas reais estarão na trama. Entre elas, a Princesa Isabel (Irene Ravache) e José do Patrocínio (Kadú Karneiro). Com figurinos e cenários fiéis à época, a produção custou 39 mil dólares por capítulo.

PERFIL DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS

- JÚLIA (Lucélia Santos) - Filha do poderoso banqueiro Mário, é maltratada pelo marido, Clóvis. Guarda o segredo de não ser a mãe legítima de Maurício.

- CLÓVIS (Osmar Prado) - Ambicioso e mulherengo. Não mede as conseqüências para conseguir dinheiro e poder.

- JUCA (Guilherme Leme) - Médico, irmão de Júlia. Alcoólatra, se culpa pela morte de sua mulher, causada por um erro médico seu.

- MÁRIO (Rubens de Falco) - Generoso, é enganado pelo genro. Adora Maurício, sem saber que o menino não é seu neto legítimo.

- LÚCIO (Tarcísio Filho) - Filho mais velho de Carlos, estudante de direito, abolicionista ferrenho e ativista político.

- MAURÍCIO (Douglas Aguillar/Delano Avelar) - Filho de Júlia. Disputa o amor de Cíntia (Flávia Monteiro), filha de Carlos, com Cerdeirinha (Marco Pâmio).

- CARLOS (Jaime Periard) - E enganado por Clóvis e acusado de roubo. Perde a memória e desaparece por 10 anos. Quando volta, tenta provar sua inocência, mas sem revelar sua identidade.

- LOURENÇO (Ewerton de Castro) - Joalheiro famoso por seus truques de efeito visual. É enganado por Clóvis.

- HELENA (Lucinha Lins - Mulher de Carlos, apaixonada, vive da lembrança do marido.

- POLA RENON (Bia Seidl) -Mulher fascinante, ex-atriz, viúva. Desperta a paixão do jovem Lúcio.

- CECÍLIA/FABRÍCIO - (Bete Coelho ) - Escritora, revolucionária, finge ser um homem, mas se envolve com Ricardo.

- RICARDO (Rubens Caribé) -Irmão de Lúcio, pianista, vive uma relação afetiva com Fabrício sem saber que na verdade ele é Cecília.

- ARTHUR (Jandir Ferrari) -Um carreirista, faz os trabalhos sujos para Clóvis.

- HELOÍSA (Ângela Figueiredo) - Enfermeira que trata de Juca na clínica para alcóolatras. Se apaixonam e se casam, mas logo ela é abandonada pelo marido, ficando sozinha com a filha de Juca, Cíntia.

- MACHADO (Othon Bastos) - Homem de confiança do Dr. Mário, é enganado pelo patrão sem saber de seus golpes sujos.

- RAPOSO (Cacá Rosset) - Líder de um grupo de mendigos. E culto, filósofo, e ex-ator, ajuda Carlos quando o jovem perde a memória.

VIVIANE (Vera Zimmerman) - Sobrinha de Pola. Aparece para tumultuar a vida da atriz, também se interessando por Lúcio.

- SOLANGE (Suzy Rêgo) - Duble de atriz e prostituta, assalariada por Clóvis.

- SALOMÉ (Jussara Freire) - Empregada na casa de Helena, serve como elo de ligação entre a casa e o beco dos mendigos, onde vive Carlos.

- ZULMIRA (Angelina Muniz) - Mulata escrava, mãe de Maurício. Esconde o segredo de que Clóvis é o pai do menino.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28795