PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 10/07/1995
Autor/Repórter: Patrícia Andrade

TRAVESSO REGE A NOVELA MAIS CARA DO SBT

'Sangue do meu sangue' vai brigar com 'Idade da loba'

São 61 anos de idade, 42 de televisão e a sina de estar sempre fazendo renascer os departamentos de dramaturgia das emissoras. Na véspera da estréia de "Sangue do meu sangue", terceira novela do SBT que entrará no ar sob a sua batuta, o diretor Nilton Travesso é um incansável. Embora uma década tenha se passado, ele continua cumprindo a mesma rotina da época em que resolveu apostar na capacidade da Rede Manchete de produzir as próprias tramas. Algo que se resume a comer, beber e respirar capítulos.

Workaholic assumido,'Travesso tem participado da direção, supervisão, edição, escolha de elenco e do que mais a história requisitar. Com a intenção de criar novos hábitos para velhos espectadores, ele trabalha em "Sangue do meu sangue" com a motivação de quem precisa consolidar a estrutura de uma fábrica. No caso, de novelas.

- Não me preocupo com o núcleo, mas com o todo. Quando a superintendência do SBT, traumatizada com experiências anteriores, resolveu investir na teledramaturgia, eu não tinha nem cameraman - lembra Travesso, - Atualmente, e isso desde "Eramos seis", trabalho com uma equipe composta por 214 pessoas dispostas a acertar.

Próximo lançamento dessa linha de produção, "Sangue do meu sangue" entrará no ar amanhã, diferindo em dois pontos das suas antecessoras, "Eramos seis" e "As pupilas do senhor reitor". O primeiro é o preço, já que a história está custando emissora R$ 42 mil por capítulo gravado, R$ 5 mil a mais do que as outras. O segundo, a concorrência. No primeiro horário d exibição, às 20h, a novela disputará audiência com "A idade da loba", que entrará no ar às 19h45m na Bandeirantes:

- Não entendi essa escolha do horário deles - diz Travesso. - Em vez de unirmos forças no sentido de criarmos hábitos, trabalharmos opções, vamos brigar. Acho uma bobagem.

Apesar dos pesares, o diretor de teledramaturgia do SBT espera manter os índices conquistados nos últimos dois anos. Com a expectativa de alcançar entre 25 e 27 pontos, somando os dois horários de exibição da trama, ele acredita que "Sangue do meu sangue" tem como trunfo o fato de contar com texto e elenco de excelente qualidade (Lucélia Santos, Rubens de Falco e Irene Ravache, entre outros).

- A história é ótima - garante Travesso. - Resgataremos o lindíssimo Rio do Segundo Império. Os romances eram secretos, as maldades não eram expostas. Sou um entusiasta da volta ao passado. Foi através dela que conquistamos o público.

O público em questão é 90% composto por mulheres, sendo que 70% delas têm entre 40 e 42 anos de idade, 17% está na faixa dos 30 e o restante é formado por jovens. Pelo menos dois terços dos espectadores, segundo o diretor, são fiéis colegas de trabalho de Sílvio Santos, a quem acompanham há 25 anos.

- O Sílvio é, de fato, um fenômeno - garante Travesso. - A gente brinca, mas a verdade é que muita gente assiste aos programas do SBT por causa dele.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28827