PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 24/03/1996
Autor/Repórter: Eduardo Elias

FUTEBOL COM SOTAQUE ESTÁ CONQUISTANDO O INTERIOR

'Bate Bola' completa um ano mostrando o desempenho dos times pequenos para mais de cem cidades do Estado

O beque de fazenda chuta a bola para o mato, que o jogo é de campeonato. Quem ainda guarda esta imagem enlameada do futebol no interior de São Paulo mudaria de idéia ao assistir ao Bate Bola, programa que acaba de completar seu primeiro aniversário na TV Thathi - retransmissora da Manchete que atinge mais de cem cidades do Estado.

Transmitido nas noites de domingo de Limeira, Campinas e Ribeirão Preto, o programa reflete o desenvolvimento da região - o segundo maior pólo econômico do País. Na escalação, estão comentaristas como o ex-craque Zenon e o árbitro Oscar Scolfaro. Eles participam de uma mesa redonda dinâmica e divertida, que fala a língua da região.

"O programa está crescendo porque tem esse jeitão caipira", conta Hélton Pimenta, que deixou uma carreira de 30 anos no rádio para comandar o papo. Ele não se arrepende: o Bate Bola já é a terceira maior audiência de Ribeirão Preto em seu horário, atrás apenas da Globo e do SBT.

Zenon, ex-jogador do Corínthians, do Guarani e da seleção (que continua marcando seus gols de falta pela seleção de Masters), também se anima com a nova profissão. "Está sendo fantástico falar em vez de praticar", diz. Contratado há dois anos pela TV Thaty, ele diz que a repercussão do programa é enorme. "As pessoas me param para conversar sobre os comentários."

Lavada - É que o Bate Bola é a única opção para o público acompanhar o desempenho dos times locais pela TV. Sejam eles da divisão A1, A2 ou A3, mesmo os que estão na lanterna. Quando o Botafogo levou oito gols (!), o bom humor era a única saída. "Não tinha número para colocar no placar: se fosse nove, pelo menos, daria para usar o seis ao contrário", brincou o âncora.

Brincadeiras e caipirices à parte, o Bate Bola já mostrou seu potencial. Nas próximas semanas, entra em operação um tele-900 para atender aos telespectadores. "A gente tinha uma só linha em cada cidade e já recebia 750 ligações por programa", conta Hélton, "Agora os prêmios serão maiores''.

Na programação da TV Thathi também destacam-se o diário Larga Brasa na TV (um Aqui Agora com menos sangue), as entrevistas de Fala Prefeito (em que prefeitos da região respondem a questões do público) e as discussões semanais e ao vivo de temas como a prostituição infantil em Polêmica. Em dois meses o sinal da TV Thaty deve chegar também a Sorocaba, Araçatuba e São José do Rio Preto, onde deverá ser montado o quarto estúdio de Bate Bola.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 31696