![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 28/04/1996 Autor/Repórter:
![]()
NOVO ESTILO DE INFORMAR
Carolina Sá estréia como apresentadora do ''MTV Moda Esporte Clube''
Moda é atitude. A tendência é o comportamento estampado na vitrine do cotidiano- as ruas se transformam, em passarelas e as pessoas, em manequins culturais de guetos passageiros. Apostando nisso, a MTV (canal 24 UHF/TVA e NET, na TV por assinatura) ressuscitou a moda na sua programação com o MTV Moda Esporte Clube, que estréia nesta terça, dia 30, às 21h. Sucessor do extinto MTV A Go Go, o programa mensal será comandado por uma revelação do mundo da moda. Recém-chegada de uma temporada na Alemanha, a modelo Carolina Sá, de 20 anos, primeira musa da revista Domingo, do JORNAL DO BRASIL, assume a apresentação do novo programa, que será exibido sempre às terças-feiras.
"Estou feliz da vida, de voltar para o Brasil para estrear na MTV. É uma oportunidade de fazer um trabalho consistente. O programa é sobre comportamento e estilo de vida, e não sobre o lado fashion e afetado da moda", comenta Carolina, antiga freqüentadora das areias do posto 9 e de bares do Baixo Gávea - os points mais tumultuados do último ver à A ais nova menina dos olhos da emissora, selecionada através de testes para assumir a apresentação, é uma unanimidade.
"Queríamos uma pessoa jovem e que não fosse tão conhecida para que o programa não ficasse calcado na figura dela. Carolina não é top model, é pé no chão. Até mesmo esse postura de não ligar muito para moda contou a seu favor", confessa Ric Ostrower, 27 anos, um dos diretores do programa, lembrando que, como Carolina estava de partida para a Alemanha, a equipe do programa viajou até Munique para gravar as falas da apresentadora.
Apesar do preconceito que tinha com a carreira de modelo, a musa decidiu embarcar na profissão, há dois anos, entusiasmada com a oportunidade de viajar e conhecer o mundo. "Nunca quis ser modelo porque achava superficial e fútil. Minha autocrítica me censurava diante de assinar a carteira profissional. Hoje, estou mais esclarecida e encaro a carreira como um trabalho. Ainda não sei se cheguei a vestir a camisa, mas viajar me deu muita satisfação", conta a modelo.
Inspirado no programa americano House of Style, que já foi apresentado pela top Cindy Crowford, o MTV Moda Esporte Clube - uma espécie de agremiação da moda -, vai alargar o universo fashion, reunindo em 30 minutos matérias de comportamento, história da moda, artes gráficas, jardinagem e, naturalmente, música. "Na estréia vamos ter uma reportagem com o artista gráfico David Carson, responsável pela famosa revista Ray gun e anúncios da Nike. Nossa intenção é documentar as tendências e abrir espaço para novos talentos, porque o programa não é só para entendidos. Moda é legal se não for afetada e pretensiosa'', defende Ric. Essa não é a primeira vez que a carioca da gema, segundo afirma, se apresenta na televisão. Aos 13 anos, Carolina participou de Shop-Shop, especial adolescente da TV Globo.
Animada com a possibilidade de participar de todas as etapas da elaboração do programa (desde a escolha das pautas até a edição), além da apresentação, Carolina ainda não decidiu se fica no Rio ou em São Paulo. "Quanto maior o envolvimento, acompanhando as entrevistas e discutindo o texto, maior a chance de melhorar ainda mais a performance durante a apresentação. Ganha credibilidade", explica o diretor. ''Na verdade, a moda é o pretexto para se falar do que as pessoas estão pensando. Ela materializa e articula os comportamentos", resume Carolina, lembrando que não basta falar das tendências que se vê nas ruas. "Trabalhamos com informações de ponta. Vou ter que estudar'', brinca a musa.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 32053