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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 29/06/1998 Autor/Repórter: Roberto Perrone
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SOMA DE ESFORÇOS
Grupo TV Bahia integra 13 empresas
O Grupo TV Bahia dá, a partir de quinta-feira, importante passo na integração de suas empresas voltadas para a área de comunicação, entretenimento e informação, com o estabelecimento de nova logomarca e a formação da Rede Bahia de Comunicação. A idéia é mostrar que as 14 empresas, 13 delas atuando exclusivamente no segmento de comunicação, têm estratégias, missão e objetivos comuns. A imagem que ficava antes era de que elas atuavam isoladamente, sem relacionamento entre si. "Isso implicava uma série de dificuldades operacionais, sobretudo na realização de negócios", justifica Antônio Carlos Magalhães Júnior, até então diretor-superintendente do grupo, que assume a presidência da rede.
Mais especificamente, as empresas da rede se beneficiarão da força da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, que há anos marca presença nos mercados de fora do Estado. Mesmo que fora do Estado as negociações sejam feitas exclusivamente pela Rede Globo, a TV Bahia decidiu investir em sua imagem nos centros de decisão do País. "Precisávamos criar condições para facilitar o trabalho da Globo", acrescenta. Segundo Magalhães Júnior, o estabelecimento da Rede Bahia de Comunicação não significa que haverá unificação das áreas comerciais dessas empresas. A comercialização de espaços publicitários continua a cargo de cada um.
Como mudança de identidade não se faz de uma hora para outra, a decisão começou a ser tomada em 1991, com a mudança da estrutura gerencial. "Em 1994, veio a fase de definição de rumos de cada empresa", lembra Magalhães Júnior. Foi o período em que o grupo passou a analisar com detalhe o mercado baiano, e a avaliar novas chances de negócios, caso do jornal Correio da Bahia, que completa 20 anos em 1998.
O jornal era visto como instrumento meramente político, com circulação pouco significativa e 2 mil assinaturas. Hoje possui 20 mil assinantes. Ao mesmo tempo, decidiu-se pelo fortalecimento da Gráfica Santa Helena, que servia apenas ao jornal e atuava timidamente no mercado. Com parque modernizado, no qual a última aquisição é uma off-set plana SpeedMaster, a gráfica está com a capacidade de operação totalmente tomada. Magalhães Júnior não descarta a atuação da rede em outros mercados, mas diz que a curto e médio prazos os objetivos são concretizar a operação no Estado, principalmente agora que, em parceria com a Globocabo, participa das licitações para cabo e MMDS em Salvador e Feira de Santana e sozinha em Vitória da Conquista, Ilhéus, Petrolina e Juazeiro, em MMDS. Sobre outras áreas de negócios, o presidente é enfático: "Apesar de termos uma construtora no grupo, focaremos nossa atuação na área de comunicação". Isso significa que segmentos como telefonia fixa e móvel também podem vir a fazer parte das novas empreitadas da rede.
O estabelecimento do novo nome e da nova marca da Rede Bahia de Comunicação deu-se há três meses com um concurso do qual participaram várias agências baianas, em que a Publivendas saiu vencedora. Segundo Cláudio Carvalho, proprietário da agência, o projeto não era simplesmente a mudança de marca. "A estratégia era mais profunda, pois não podia se distanciar da imagem atual e tinha de dar sentido de unidade", afirma, lembrando que havia um passado de mais de dez anos, de altíssimo recall, que era a marca da TV Bahia, a bola laranja. "A resposta já existia. Modernizamos a bola laranja e agregamos a ela uma idéia", explica. A cargo da agência ficaram ainda a elaboração de um manual de identidade visual para todas as empresas da rede e a própria campanha de lançamento para o mercado, que acontece no próximo dia 2, além da criação de todas as novas vinhetas.
A Rede Bahia de Comunicação atingiu, em 1997, um faturamento de R$ 132,5 milhões, alcançando lucro líquido de R$ 9,7 milhões. Das 13 empresas da área de comunicação, seis são emissoras de TV, duas de rádio, além de um jornal, uma provedora de Internet, uma TV a cabo, uma produtora de vídeo e uma gráfica.
As empresas da rede:
TV Bahia - 181 municípios atingidos
TV Subaé - 39 municípios atingidos
TV Santa Cruz - 55 municípios atingidos
TV Sudoeste - 69 municípios atingidos
TV Oeste - 20 municípios atingidos
TV Norte - 27 municípios atingidos
Globo FM (Salvador) e RMS
FM Sul - 35 municípios atingidos
Correio da Bahia - 400 municípios atingidos
BahiaNews
BahiaSat
Bahia Cinema e Vídeo
Gráfica Santa Helena
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 38545