![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 13/07/1998 Autor/Repórter: Luiz Moura
![]()
CMT VOLTA À CARGA NO BRASIL
Maior rede de TV paga especializada em música country do mundo (pertecente à Gaylord Entertainment), volta a apostar no mercado brasileiro
A CMT, maior rede de TV paga especializada em música country do mundo (pertecente à Gaylord Entertainment), volta a apostar no mercado brasileiro por meio de seu canal CMT Brasil. A programadora planeja lançar em breve uma nova grade de atrações, composta em grande parte de programação local, e intensificar a venda do canal para outras operações além da TVA, à qual se restringe atualmente, e para tanto está montando uma equipe de marketing e programação especialmente para atender o País. A investida ocorreu depois que a TVA desfez no semestre passado a parceria que lhe garantia exclusividade sobre a programação e a produção conjunta de conteúdo para a CMT Brasil.
A direção de marketing e programação para o Brasil, assim como de outros grandes mercados em potencial do canal na América Latina, fica a cargo de Marcello Coltro (foto), que estava trabalhando como diretor de marketing da KTV (operação via satélite na banda KU em fase de implantação no Brasil) e que também já passou pelos quadros da TVA Programadora. Ele trabalhará na divisão CMT Latin America ao lado de Maria Gomez, executiva mexicana que saiu há um mês da CBS Telenotícias para a função de diretora de relações com o mercado da divisão da programadora.
O primeiro passo na nova fase de operações do CMT Brasil será a participação do canal na próxima Festa do Peão Boiadeiro de Barretos (SP) a ocorrer entre os dias 21 e 30 de agosto. O CMT promoverá no dia 22, na arena de rodeios, um show com o artista country norte-americano Garth Brooks, considerado um dos mais populares no estilo, com transmissão ao vivo pelo canal. Além disso, montará durante o evento estande com base nos Wild Horse Saloons, restaurantes dançantes tipicamente country que mantém nas cidades norte-americanas de Nashville e Orlando, onde promoverá encontros com clientes em potencial e shows diários de música e dança.
Coltro conta que o canal pretende realizar uma pesquisa com o público brasileiro para definir com maior exatidão como será a nova programação do CMT Brasil. De antemão, contudo, ele calcula que inicialmente o canal terá cerca de 30% dos programas dedicados aos artistas nacionais. "As opiniões dividem-se. Existem muitos assinantes que gostam apenas de música country internacional e outros preferem os artistas nacionais", explica. Consta nos planos do CMT Brasil também, segundo ele, a produção de videoclipes com artistas brasileiros em Nashville, cidade onde se concentram as gravadoras e os estúdios especializados em música country.
A expectativa do diretor de marketing e programação é de que o canal expanda sua audiência no Brasil com base na crescente adesão ao estilo country no País, identificado, por exemplo, pelo grande sucesso de artistas sertanejos, tanto em cidades do interior como em grandes centros urbanos. O canal deve buscar novas operações com maior intensidade a partir da consolidação da nova programação, e já reservou espaço na ABTA'98, a ocorrer em setembro, em São Paulo.
Os novos investimentos da Gaylord no Brasil ocorrem depois que a programadora encerrar as operações da CMT International na Europa e de se reestruturar para melhorar o desempenho na Austrália e Ásia. Nos Estados Unidos, o canal CMT, que foi adquirido no ano passado pela CBS Cable, tem enfrentado perda de acesso em várias operações para a concorrência, mas ainda permanece líder absoluto de audiência em seu segmento, chegando a 6 milhões de domicílios.
Além do CMT, a Gaylord Entertainment pretende trazer para o Brasil a programação da Z-Music, canal de música gospel mantido em sociedade com a World Entertainment. A idéia é começar com a venda de conteúdo para os canais religiosos já existentes no País para futuramente instalar o canal.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 38710