PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 02/02/1997
Autor/Repórter: Eduardo Elias

MARIMAR TAMBÉM É SUCESSO NA MÚSICA

Estrela da novena do SBT, a mexicana Thalia vende discos em 28 países e em março seu mais recente CD, com baladas melosas, será lançado no Brasil

A novela mexicana Marimar, exibida no SBT às 20h15, é o grande fenômeno da temporada na TV. Com uma produção simplória, quilos de pancake e uma história que lembra contos de fadas, a novela vem atingindo a média de 18 pontos no Ibope. O principal trunfo da trama é a atriz Thalia. Ela não só interpreta a personagem-título, como também canta o tema da novela.

Aos 24 anos, Ariadna Thalia Sodi Miranda é um das artistas mais conhecidas no México e sua fama já chega a outras partes do mundo.

Só como Marimar, (uma bela mulher conservadora que conserva seus 50 quilos bem distribuídos em 1,67 metro) aparece em 28 países. A lista inclui Rússia Indonésia, Hong Kong e Turquia.

O mais recente disco da cantora, En Extasis, bateu recordes de venda em países como Alemanha e Malásia Com o sucesso de Marimar, a gravadora EMI planeja lançar o disco no Brasil já em março. "Vamos aproveitar esta onda da novela", explica Agnes Brandão, gerente de marketing internacional da EMI.

O CD de Thalia é uma prova de que o mercado fonográfico mexicano tem senso estético mais apurado que as produções de TV. As fotos e os videoclipes são bem-produzidos e a maquiagem, mais discreta. Em compensação, as poses são mais provocantes do que na novela. A maioria das músicas é de baladas melosas, mas Thalia também investe no dance music e em ritmos caribenhos. As letras, invariavelmente, falam de amor e contém rimas infames, como em Piel Morena ("O fogo de tua fogueira me mantém prisioneira"), em Me Erotizas ou em Lagrimas, cuja letra foi escrita pela própria Thalia.

Prodígio - Sua carreira começou aos 8 anos. Como integrante do grupo infantil Pac Man, ela gravou o disco Alegrias Infantiles. Em 84, cantando sozinha, obteve o terceiro lugar no festival Juguemos a cantar e, em 86, passou a fazer parte do grupo Timbiriche.

O tempo passou, a tecnologia chegou e, hoje, a página de Thalia na Internet O Mundo de Thalia (http://www.skynet.net/users/accident/thal.htm), foi consultada por quase 8.500 pessoas desde setembro. Pode-se encontrar fotos e uma pequena entrevista com a atriz. Nada muito revelador. Thalia conta que seu maior medo é não conseguir ser mãe e que o homem perfeito deve ter "a alma maior que o corpo". Parece Marimar falando.

Trilogia - Thalia foi escolhida em 1992 pelos dirigentes da Televisa (principal emissora mexicana) para interpretar a heroína de Maria Mercedes. A fórmula deu certo e a emissora resolveu mantê-la. Em 94 começou a gravar Marimar e, em 95, Maria la del Barrio, que completa a trilogia das Marias sofredoras e pobres que conseguem dar a volta por cima.

No SBT as três novelas estreladas por Thalia estão sendo apresentadas na seqüência. Marimar recebeu os 11 pontos de audiência ao substituir Maria Mercedes em 21 de novembro. Logo na primeira semana, a história do cachorro que fala e da garota que recebe uma herança milionária (com a qual se vinga dos inimigos) conquistou três pontos a mais. Os telespectadores mais fanáticos garantem que há novidades em todos os capítulos. Mas o segredo talvez seja outro: a história mantém um pé na fantasia e conserva uma atmosfera de sonho, ao contrário das tramas brasileiras, cada vez mais realistas.

Em julho, Maria la del Barrio entra no lugar de Marimar. Pode ser a última trama mexicana no SBT, pois a Televisa fechou contrato com a CNT, que exibe, a partir de 17 de fevereiro, outras quatro novelas importadas do México. Ao que tudo indica, mais lagrimas (e pontos no Ibope) vêm por aí.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 43298