PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 15/06/1997
Autor/Repórter: Patrícia Kogut

ESTRÉIAM AINDA ESTE ANO PROGRAMAS CULTURAIS PARA UM PÚBLICO REQUINTADO

O 'Studio Brasil' e o 'Zimbo Trio convida' vão ao ar no Bravo Brasil/TVA

No cardápio segmentado das TVs pagas faltava um "canal cabeça". Há um ano, com a estréia do Bravo Brasil/TVA, essa carência foi suprida. O diretor do canal, Marcelo Sirangelo, quer entrar o seu segundo ano literalmente afinado com o Brasil. O "Zimbo Trio convida", ainda em fase de produção, é uma prova da intenção de ganhar um público de ouvido requintado através de boa música brasileira.

- A idéia é termos uma atração semanal intimista, gravada no bar de um clube de São Paulo, com músicos instrumentais ou não mas que fazem um trabalho de ótima qualidade e não têm oportunidade na grande mídia. Isso não exclui a eventual participação de grandes nomes, como Milton Nascimento e Gilberto Gil - conta Marcelo.

A sofisticação da programação do Bravo não se restringirá à música. O "Inside the Actors' Studio, atual carro-chefe do canal, vai ganhar em agosto um equivalente nacional, o "Studio Brasil".

- O nome é uma referência proposital ao programa original. Ainda estamos escolhendo um âncora, que deverá ser alguém especializado em teatro e cinema, nos mesmos moldes de James Lipton, do "Inside" - planeja Marcelo.

A exemplo do programa americano, o "Studio Brasil" terá uma platéia de estudantes convidados. Eles serão pinçados aleatoriamente nas universidades de teatro e cinema do Brasil todo. A direção do Bravo está buscando parcerias com escolas de artes dramáticas de São Paulo para que o programa seja gravado dentro de algum campus.

UNIVERSO TELEVISIVO FARÁ PARTE DO 'STUDIO BRASIL'

A versão nacional do "Actors' studio" receberá personalidades como Fernanda Montenegro e Paulo Autran. E não deixará de fora os grandes autores.

- Gostaria muito de receber pessoas como Lauro César Muniz. Nos Estados Unidos, o mundo da televisão não faz parte do programa. Aqui não dá para ser assim. A teledramaturgia é fundamental na nossa cultura e estará bem representada no "Studio Brasil" - garante.

No fim, a platéia também terá o direito de fazer perguntas ao convidado.

- Será o nosso carro-chefe nacional - afirma Marcelo.

O Bravo vai exibir também, a partir do segundo semestre, um programa feito no Rio e em São Paulo sobre a vida cultural dentro das universidades.

- O Rio é uma cidade muito importante para nós. Queremos ganhar o público carioca com programas locais - diz.

Marcelo quer que, no futuro, todas as artes estejam representadas no Bravo através de atrações nacionais.

- Teremos programas de música, cinema, fotografia e dança - promete.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 44536