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Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 24/02/1999
Autor/Repórter: Marili Ribeiro

MTV ADERE AO BREGA E AO AXÉ

Nova programação quer popularizar a emissora sem perder a aura da vanguarda na mídia jovem

SÃO PAULO- Chegar à medida certa na popularização da grade de programas sem perder os ares de vanguarda na mídia jovem é a maior ambição da MTV Brasil com a reformulação radical que realizou em sua programação. A partir do próximo domingo, axê, pagode e MPB passam a ocupar maior espaço na emissora transmitida em UHF (no Rio pelo Canal 24). Antes tida como o império musical do rock e pop, a MTV decidiu conquistar maior audiência na busca de melhor resultado junto aos anunciantes.

Num trabalho minucioso na tentativa de captar a alma do target de 15 a 34 anos, seu público alvo, detectou que "eles gostam do popular, mas também não querem que a MTV deixe de ter um caráter de vanguarda", diz o presidente da emissora, André Mantovani. Uma equação de difícil equilíbrio, pois pode correr o risco de perder os chamados formadores de opinião que viam na MTV um canal capaz de sempre apostar no novo.

Mantovani garante que a mudança anunciada baseia-se em pesquisas que tentaram definir quem é quem entre os jovens que assistem TV. Além de análises de hábitos em cima dos números do Ibope, foram realizados grupos de debates com jovens entre 15 e 25 anos. "O que se pode dizer de concreto é que não existe hábito televisivo nessa faixa etária", destaca Mantovani. Na tentativa de definir melhor o perfil deste cidadão, a emissora está investindo em novas pesquisas de comportamento que ficam prontas em maio.

Se no início da operação, em 1990, a MTV atingia somente 53 munícipios e cerca de 5 milhões de domicílios, hoje chega a 200 e a mais de 16 milhões de casa em todo o país. Com um universo ampliado a direção da emissora percebeu que tinha que encantar um público maior. "Percebemos que precisávamos tirar a imagem de canal alternativo para ser legal sem deixar de ser moderno. Basta ser brasileiro para ser legal", prega o presidente da casa.

A primeira e mais sensível mudança na MTV 99 é a ampliação de programas ao vivo. Se antes eles consumiam apenas 10% da programação da emissora, agora ocuparam 33%. Além dos conhecidos Barraco MTV e Pé na Cozinha - que permanecem firmes e fortes na nova grade, só que em outro horário, às 10h, o chamado nobre da emissora - estréia o Supernova em quatro edições, três delas ao vivo. A primeira sob o comando de Chris Couto entra às 12h30 e abre mais espaço para a MPB. Às 14h00 é a ver de Chris Nicklas exibir axê e pagode. O Supernova volta às 16h15 com Edgar à frente e muito pop. Na última edição do programa, às 20h30, Soninha volta a abrir para os videoclipes de MPB.

Os diretores de programação, Zico Goes e Cris Lobo, garantem que a base da MTV sempre será o pop e rock apesar da presença de novos sons. Mas a maior novidade dessa espécie de carro-chefe da programação, a Supernova que estará no ar de segunda a sexta, é a inexistência do break comercial. O que a MTV quer com isso é tentar eliminar o efeito zapping, quando o telespectador aproveita o intervalo comercial para checar o que acontece em outros canais. "Por enquanto, somente nesses programas os anúncios serão inseridos no seu contexto sempre um de cada vez e tal forma que ganhará um destaque individual", conta o diretor comercial Guilherme Vallentini.

Vários programas já tradicionais ganharam novos horários como Quiz Show ou VJ por um dia e alguns também tiveram seu tempo aumentado, como o Erótica MTV. Outros que eram pré-gravados, como Teleguiado, Disk MTV e Gordo pop show, passam a ser ao vivo. Outras novidades são: a criação do Piores vídeos do mundo, um deboche com vieoclipes que merecem ser destruídos, e ainda o Futuro um programa que uma vez por mês tratará de temas especiais pertinentes à virada do milênio.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 45076