![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 28/02/1999 Autor/Repórter: Eduardo Zanelato
![]()
MTV QUER CONQUISTAR CLASSE C
Emissora musical pretende livrar-se do estigma de canal moderno e alternativo
O ano-novo da MTV começa hoje, às 12h04. Prévia das novas atrações, a programação especial marca uma mudança no perfil da emissora musical, que quer ficar mais popular e conquistar o público da classe C. Estilos como axé music e pagode ganham espaço na nova MTV. "A idéia é deixar de lado o conceito de que é preciso ser moderno ou alternativo para ser legal", diz o presidente da MTV André Mantovani.
Segundo o diretor de Programação Não-Musical Zico Goes, as mudanças estão fundamentadas em pesquisas. "Conseguimos unir um pouco do que as pessoas querem ver com aquilo que ainda não sabem que gostariam de ver", afirma. "Queremos renovar tanto a forma como fazemos a MTV quanto o jeito de apresentar videoclipes."
Dividido em quatro edições diárias (sendo três delas ao vivo), Supernova entra na programação para substituir atrações divididas por ritmos. "Vamos apresentar um mix musical formado basicamente por música pop nacional e internacional e rock brasileiro", diz a diretora de Programação Musical Cris Lobo.
Supernovas - Apresentado por Chris Couto, Supernova 1 vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30. Com uma hora de duração, o programa será voltado para o público de 15 a 34 anos, dando mais espaço para MPB, notícias e vinhetas de utilidade pública. No ar das 14 às 15h30, Supernova 2 será gravado no Rio sob o comando de Chris Nicklas e trará clipes de axé, pagode e dance music. Meninas de 15 a 19 anos são o público-alvo dessa edição do programa.
Edgard apresentará vídeos de rock e rap nacional em Supernova 3, quando o público da MTV ganha mais telespectadores do sexo masculino na faixa de 15 a 19 anos. A atração de 45 minutos vai ao ar às 16h15. Das 20h30 às 21h30, Soninha estará a frente de Supernova 4 e a MPB volta a dar o tom da programação da emissora. Clipes de reggae e rock também completam a programação, que visa pessoas de 15 a 34 anos.
"Supernova atende a nossa necessidade de mostrar programas ainda mais interativos e atuais", explica Góes. "Abandonamos os fundos eletrônicos e criamos um cenário onde os VJs vão poder transitar com mais desenvoltura", comenta. "A intenção é transportar o conceito de uniformidade do rádio para a televisão."
Outra novidade é que as edições de Supernova não terão os tradicionais intervalos comerciais. "Os anúncios não serão mais colados uns nos outros: o break passa a ser exclusivo para um anunciante", explica o diretor de Publicidade da MTV Guilherme Valentini. "os comerciais estarão integrados à nossa programação", completa Góes.
No próximo domingo, às 23 horas, estréia Os Piores Vídeos do Mundo. Apresentado por Marina Person, o programa mostrará uma seleção de clipes que têm algum detalhe que o qualifica para ser destruído pelos telespectadores, como pior figurino, penteado ou cenário. No último domingo de cada mês, a atração será substituída por Futuro, série de especiais que apontam as tendências para o próximo milênio.
A faixa das 22 horas será dedicada ao horário nobre da emissora com Pé na Cozinha (domingo), Barraco MTV (segunda-feira), Quiz MTV (terça) e Ultrasom (sexta). Lançados no Verão MTV, Erótica MTV (quarta) e VJ por um Dia (quinta) tornam-se atrações fixas.
Para Cris Lobo, o público da MTV não vai estranhar as novidades. "Haverá uma surpresa visual e os telespectadores vão acostumar-se rapidamente", diz.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 45119