![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 14/09/1997 Autor/Repórter: Eduardo Zanelato
![]()
BRAVO BRASIL ADAPTA ATRAÇÃO DOS EUA
'Estúdio Brasil' começa a ser gravado com entrevistas semelhantes às feitas em 'Inside the Actor's Studio'
Há três anos no ar nos. Estados Unidos, Inside the Actor's Studio ganha, a partir de novembro, uma versão nacional produzida pelo canal Bravo Brasil (TVA) e pela Tatu Filmes. A fórmula do Estúdio Brasil é simples. um grande nome da dramaturgia brasileira fala sobre sua trajetória profissional e é entrevistado por estudantes de Artes Dramáticas e Comunicação. Exibido nos primeiros domingos de cada mês, Estúdio Brasil será apresentado pelo crítico de teatro Jefferson Del Rios.
Para o programa de estréia está prevista a participação do ator Paulo Autran. Mas o cronograma de gravação não deve respeitar a ordem em que Estúdio Brasil vai ao ar. "A principal dificuldade da produção é conciliar a data de gravação com a agenda dos convidados", diz o diretor da Tatu Filmes, Cláudio Kahns. "Não trabalhamos com a possibilidade de um cancelamento de última hora."
Na segunda-feira, Othon Bastos foi o primeiro convidado a pisar no palco do Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. A participação de Autran deve ser gravada dia 22. Tônia Carrero, Sônia Braga e Lucélia Santos integram a lista de possíveis entrevistados.
Segundo Kahns, apenas a idéia do programa foi aproveitada do original americano (que é exibido às quartas, às 22 horas, pelo Bravo Brasil: o entrevistado desta semana será Matt Dillon). "Não é um talk show nem tem a proposta de ser didático", comenta. "Queremos desvendar as motivações dos entrevistados." Estúdio Brasil é dividido em duas partes. Inicialmente. Del Rios enfoca a carreira e ouve depoimentos do convidado. Depois, os estudantes tornam-se entrevistadores.
Na primeira gravação, o bate-papo foi o mais informal possível - tanto que a entrevista durou três horas. "Não temos intenção de limitar a duração do programa",diz o gerente de programação do Bravo Brasil, Marcelo Sirangelo. "Não há aquela ansiedade da TV", completa Del Rios.
Ele diz que os programas com Othon Bastos e Paulo Autran serão fáceis de apresentar. "Tiro de letra: os dois são meus amigos", diz. "Com quem não conheço vai demorar mais." A descontração era tanta que Del Rios comandou os primeiros minutos do programa com o microfone de lapela esquecido sobre suas pernas.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 47164