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PUC-Rio
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Jornal/Revista: VEJA Data de Publicação: 03/03/1999 Autor/Repórter:
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MAIS BRASILEIRA
MTV muda programação e investe em clipes nacionais
MTV: em sintonia com o gosto do público
A MTV está deixando de ser um canal com perfil alternativo. Sua nova programação, no ar a partir desta semana, investe na variedade e na música brasileira para atingir um público mais amplo. Com as mudanças, resumidas no slogan "MTV Brasil na sua língua", a proporção de videoclipes nacionais aumenta de 30% para 50%. Além disso, gêneros populares, como pagode e axé music, passam a fazer parte do cardápio da emissora. A intenção é oferecer um leque maior de opções aos telespectadores. Programas segmentados de rock, rap ou tecno perderam espaço para o Supernova, principal atração do pacote de lançamentos. Em quatro edições diárias, cada uma apresentada por um VJ diferente, o Supernova mistura clipes de diversos estilos musicais com notícias e entrevistas. O formato permite encadear, por exemplo, um sucesso de Claudinho & Buchecha com uma música antiga do Aerosmith e uma reportagem sobre a carreira-solo de Ivete Sangalo. A MTV valorizou também a programação transmitida ao vivo, que agora ocupa em média cinco horas por dia, mais que o dobro de antes.
A nova orientação vem sendo testada desde o fim do ano passado. Em setembro, alguns programas foram remodelados e passaram a incluir mais artistas e bandas nacionais. "De outubro a dezembro, conseguimos elevar a audiência em 30% em relação aos mesmos meses de 1997", diz André Mantovani, diretor-geral da MTV. Hoje, a emissora atinge 16 milhões de domicílios em 204 cidades do país. Seu público, formado por jovens entre 15 e 29 anos, está concentrado principalmente nas classes A e B. "Em 1999, nossa meta é reforçar a audiência nessa faixa e atrair os jovens da classe C", explica Mantovani.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 47504