![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 13/03/1995 Autor/Repórter:
![]()
TVA FAZ ACORDO INTERNACIONAL: TRANSMISSÃO DIGITAL
Novo sistema é batizado de Directv Latin America
A TVA, do Grupo Abril, anunciou na última quinta-feira acordo com a norte-americana Hughes Communications, a maior operadora privada de satélites do mundo, para trazer ao Brasil a tecnologia de transmissão por Banda KU, sistema batizado de Directv Latin America que permite ao assinante captar imagens digitais e com som estéreo diretamente do satélite. O acordo prevê a criação da Galaxy Latin America, uma associação entre a Hughes, subsidiária da General Motors Company americana e grupos de comunicação da Venezuela, México e Brasil, no caso a TVA, com 10% de participação. A nova empresa oferecerá e distribuirá aos consumidores de toda a América Latina e Caribe, já a partir do primeiro trimestre de 1996, uma vasta gama de programação.
Serão 144 canais de televisão e 60 de áudio via satélite através da transmissão digital. Desse total, metade dos canais será exclusivamente dedicada ao mercado nacional e o restante transmitirá os sinais para os países de língua espanhola. No Brasil, as operações serão de responsabilidade da Galaxy do Brasil, empresa constituída pela TVA, sócia majoritária no empreendimento, que vai ceder dois dos 72 canais para programas educacionais e culturais do governo federal e outro para o Congresso Nacional. Entre os 72 canais, serão oferecidos aos assinantes 12 com programação local, 38 produzidos no exterior e 22 com opção de filmes e eventos especiais no sistema pay-per-view, ou seja, o telespectador só paga o que efetivamente assistir.
Para a constituição da Galaxy Latin Arnerica serão investidos em torno de US$ 200 milhões. Na Galaxy do Brasil serão aplicados cerca de US$ 40 milhões. A TVA, com exclusividade no Brasil, e 21 outras empresas da América Latina são as responsáveis pela promoção de vendas, marketing e desenvolvimento dos meios de distribuição do Directv Latin America. "O novo serviço Directv, utilizando um processo avançado de transmissão digital via satélite, terá grande chance de liderar os sistemas de distribuição em um país com as características socioeconômicas e geográficas do Brasil", disse Walter Longo, superintendente da TVA.
Já está definido que o Galaxy III-R, o satélite que possibilitará a operação do novo serviço, será lançado em setembro deste ano. As inovações tecnológicas permitem o uso de antenas menores, com 60 cm de diâmetro, para receber diretamente o sinal do satélite. Além da antena, o assinante terá em sua casa um receptor e decodificador com controle remoto, de tamanho e preço similares aos de um videocassete. Esses equipamentos estarão disponíveis nas lojas do varejo quando o serviço estiver operando e serão comercializados a preços equivalentes aos dos videocassetes. Com a aquisição, o consumidor se habilita a se tornar assinante. Hoje, a TVA é líder no mercado em que atua, com cerca de 300 mil assinantes.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 49683