PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 25/10/1999
Autor/Repórter: Lena Castellón

RENOVAR É PRECISO

Multishow comemora oito anos de atividades e muda programação visual

Novembro é o mês do oitavo aniversário do canal Multishow, da Globosat. Para comemorar o feito, a emissora entra no ar com nova programação visual, desenvolvida pelo estúdio de design NOZ, a partir da próxima segunda-feira. São logomarcas, vinhetas institucionais, chamadas e máscaras de programas com cores vibrantes, ritmo intenso e algumas com imagens tridimensionais e tons de humor. Por trás dessa identidade, está o reforço no conceito de diversificação da grade.

A nova cara do canal, elaborada por Ricardo Van Steen e Ucho Carvalho, pretende atrair cada vez mais o público jovem. "Quando o Multishow foi lançado, sua grade era ampla. Tinha desenhos pela manhã. Com o passar do tempo, reavaliamos a característica do canal e passamos a focar a grade em quatro temas. Agora, estamos ade- (sic) quando essa programação a um visual de modernidade", explica Ana Maria Gemignani, diretora de marketing publicitário da Globosat. Os temas explorados pela emissora são humor, musical, variedade e policiais.

A readequação da programação foi acontecendo aos poucos, a partir do segundo semestre de 1998. A tendência de concentrar a grade nos quatro temas foi consolidada pelo resultado das pesquisas feitas pela Globosat em conjunto com o Datafolha. "O nosso primeiro painel de audiência saiu em novembro do ano passado.

Com a melhor caracterização do público que acompanha o canal foi possível identificar melhor os temas mais atrativos para os telespectadores", afirma Ana Mana.

O projeto de identidade visual foi encomendado à dupla Van Steen e Carvalho no final do ano passado. A missão era dar um sentido de unificação visual da programação diversificada. Para enfatizar o fato de que a grade é 100% show as vinhetas do canal ganharam um ritmo definido pelos designers como "hi beat". As trilhas sonoras foram criadas por André Abujamra.

Dentre os canais da Globosat, o Multishow foi o último a passar por uma remodelação visual e revitalização da linguagem. SporTV e GNT já viveram processo parecido. O Canal Brasil, lançado há quase um ano, nasceu com uma identidade modernizada. O Telecine foi reformulado três anos atrás. "Esse tipo de trabalho é uma tarefa contínua. O segmento é ágil e está descobrindo novas niches", salienta Ana Maria.

De acordo com o painel Globosat/Datafolha, o canal conta com uma audiência de 37% entre os assinantes do mercado. Ou seja, perto de dois milhões de telespectadores acompanham a grade do Multishow. A audiência da emissora está atualmente dividida entre 49% de mulheres e 51% de homens. Em novembro do ano passado, esse índice foi de 46% e 54%, respectivamente. Entre os programas mais vistos estão Multishow em Revista e Sábado Humor.

ATRAÇÕES DE ANIVERSÁRIO

Como forma de comemorar os 8 anos com os assinantes, o Multishow estará servindo um cardápio musical especial em novembro. São quatro programas, com direito a making of exclusivo dos shows. No dia 5, será apresentado Tributo a Tim Maia. Na semana seguinte é a vez de Francis Hime, uma celebração dos 60 anos do cantor e compositor. No dia 19, o canal mostra Beatles, uma Homenagem Brasileira, com interpretações de Roberto Frejat, Cássia Eller, Zélia Duncan e Zizi Possi, entre outros. E para fechar o mês de aniversário, Zeca Pagodinho, no dia 26. Ao longo de novembro, o Multishow irá exibir também o longa-metragem Como Ser Solteiro e os primeiros três capítulos da série homônima.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 52170