![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 01/11/1999 Autor/Repórter: Eliane Pereira
![]()
LOURA EM ALTA
A apresentadora Eliana recupera audiência e alavanca vendas de produtos licenciados
Quando decidiu trocar o SBT pela Record, no ano passado, a loirinha Eliana sabia que teria um período de vacas mais magras pela frente. Afinal, a apresentadora dos dedinhos estava deixando uma emissora com forte tradição em programas infantis - basta lembrar de Angélica, Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Chaves, Chapolin e até o ancestral Bozo - por outra na qual seria preciso começar do início.
Um ano depois da transferência, os bons resultados começam a aparecer: o programa Eliana e Alegria, apresentado nas manhãs de segunda a sexta-feira, tem média de seis pontos de audiência e começa a incomodar os concorrentes Angel Mix e Bom Dia e Cia., da Globo e do SBT. A moça também ganhou um programa dominical, o Eliana no Parque, que emplaca sete pontos no Ibope, embora bata de frente com pesos-pesados como Celso Portiolli, do SBT, e a rainha das louras e dos baixinhos, Xuxa, na Globo.
Acompanhando a curva ascendente da audiência, a procura das empresas pelo licenciamento de produtos com a marca Eliana voltou a crescer. Atualmente há uma centena de itens com o nome da apresentadora, principalmente brinquedos, confecções e calçados, que devem gerar para os fabricantes um faturamento da ordem de R$ 40 milhões, nos cálculos do empresário da artista e diretor geral da Eliana Company, Marcos Quintela. Para completar, a loirinha lançou, há duas semanas, seu novo CD, pela BMG Brasil. Os seis discos anteriores tiveram venda superior a 250 mil unidades cada, chegando ao pico de 320 mil.
A FÓRMULA
Qual o segredo do sucesso da loirinha? Para José Amâncio, diretor do Eliana e Alegria, os grandes trunfos do programa são a transmissão ao vivo e a grande participação da produção nacional, pois das três horas de duração, apenas cerca de 30 minutos são preenchidos com desenho animado - são apenas dois, Pokémon e Laboratório de Dexter. "O programa tem a preocupação de divertir informando e de estar próximo à realidade da criança. Por exemplo, temos um link ao vivo para mostrar a hora do recreio nas escolas", conta Amâncio.
A ênfase no caráter lúdico e educativo das atrações é a marca que distingue Eliana de outras apresentadoras infantis. Seu programa tem quadros sobre ecologia, faça você mesmo e promove a participação de estudantes em brincadeiras. A fórmula tem atraído anunciantes da área de alimentos, brinquedos, confecções e até de varejo. É o caso do Pão de Açúcar, que aparece num programete de um minuto, com inserção duas vezes por semana, dando dicas sobre alimentação saudável.
Com a recuperação da audiência, que provocou a desistência de pelo menos um fabricante de brinquedos, a venda dos produtos licenciados dá sinais de recuperação depois de amargar uma queda de 20% nos últimos meses. Só a Glasslite deve vender R$ 10 milhões em brinquedos até o final do ano, sem contar as várias empresas que trabalham com a marca, entre elas Estrela, Rosita e Lionella, de brinquedos, Vicalle, de confecção e Passarinho e Remador, de calçados.
Produtos como o Bebê Alegria (fabricado pela Baby Brink), a sorveteria e a máquina de tricô da Eliana (da Glasslite) fizeram sucesso no Dia das Crianças e duas novidades devem ser lançadas no Natal, informa Carlos Takeo Tomita, sócio-diretor da Alien International, que cuida do licenciamento dos produtos da marca há quatro anos. Um desses produtos é o sorvete da Eliana, a ser lançado nas férias de verão.
"A Eliana analisa todos os produtos, pondera se eles vão ter boa saída e se são bons para sua imagem. A aprovação final é dela", conta Tomita. De fato, por trás da carinha de menina se esconde uma profissional com tino para os negócios. A loura, que recentemente decidiu tornar público seu romance com o publicitário Roberto Justus, da NewcommBates, parece ter reencontrado o caminho do sucesso.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 52254