![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 20/05/1995 Autor/Repórter: Márcia Penna Firme
![]()
MTV EM VERSÃO 'LIGHT'
Rock pesado perde espaço para pop e MPB na nova programação
O publico pediu e a MTV atendeu. Já está no ar uma programação onde a espinha dorsal não é mais o rock pesado. Também a pedidos, a MPB agora tem uma participação maior na emissora e ganhou novos programas, como Território nacional, aos sábados, às 20h, e domingos, às 11h30. Para completar a plástica, no final deste mês a emissora começa a procurar mulheres jovens e bonitas para ocupar vagas de VJ. "Deixamos de ter aquele estilo hard. Agora entramos na linha pop, privilegiando os sucessos e a música brasileira. As novas VJs serão parte desse perfil". anuncia o diretor de marketing da MTV. Patrick Goffaux.
A reboque destas mudanças, que atendem aos desejos do público jovem, revelados numa pesquisa de US$ 50 mil realizada ano passado, a MTV ampliou sua programação para 24 horas diárias. E mais: lançou o Teleguiado (de segunda a sexta-feira, às 12h30), programa que dá a telespectadores cadastrados o poder de escolher um clipe pelo telefone para ver na hora.
Os programas da madrugada, como Insomnia, trazem clipes em estilo cool de artistas como Phil Collins e Madonna, e o Clássicos MTV, agora reúne medalhões como Beatles e Elvis Presley. E astros como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Marisa Monte têm espaço aberto, podendo até negociar com a emissora a transmissão de shows ao vivo. Dentro do novo projeto, as bandas de rock brasileiras também saíram ganhando. "Recebemos milhares de fitas demo e vamos investir nesses grupos novos", diz Goffaux.
Os fãs do rock pesado, no entanto, não foram esquecidos. "Sabemos que essas tribos navegam na programação, Eles são muito fiéis a seus gostos musicais e acompanham o horário que a emissora fixar. O que fizemos foi reorganizar a programação, porque descobrimos uma resistência à imagem de emissora do rock pesado", acrescenta Goffaux.
EXPANSÃO E NOVIDADES
Além das mudanças de programação, a MTV completa cinco anos em outubro buscando ampliar seu público. A partir de agosto. o sinal da emissora começa a chegar a Fortaleza, Natal, Brasília, Santos, Campinas, Ribeirão Preto e Angra dos Reis. Até o final do 1995, a MTV espera atingir 15 milhões de domicílios, contra os atuais 9 milhões em 120 cidades brasileiras.
No caso do Rio, a emissora ainda tenta resolver problemas. "O Rio é uma de nossas principais praças, mas é uma cidade geograficamente difícil. Conseguimos uma melhoria na imagem com a troca de antenas, e recebemos atualmente menos reclamações, mas a imagem ainda pode melhorar mais"' comenta Patrick Goffaux.
A outra novidade do segundo semestre é esportiva. Em julho a MTV coloca os roqueiros em campo com um campeonato de futebol soçaite disputado pelos integrantes das bandas Paralamas do Sucesso, Skank, Titãs, Raimundos, Barão Vermelho, Cidade Negra, Ratos de Porão e Maskavo Roots. Cada grupo vai poder colocar um jogador profissional no time, e o resto fica por conta de regras inusitadas, como começar o jogo pelos pênaltis.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 52806