PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 27/02/2000
Autor/Repórter: Carla França

DE CARA NOVA, MTV CELEBRA UMA DÉCADA

Nem os 500 anos do Brasil, nem a chegada do ano 2000. A MTV não está nem aí para estes acontecimentos. O motivo de comemoração são os dez anos do canal musical. O aniversário é só em outubro, mas a festa tem início amanhã, com o lançamento da nova programação e da nova turma de apresentadores.

A galera é só orgulho. Afinal, eles se vangloriam de mudar o jeito de o jovem se vestir, falar, andar e ouvir música. Com uma pitada de arrogância, mas com criatividade. “Perdemos o pudor de olhar para o umbigo: sabemos o quão somos legais e ridículos”, diz o diretor de Programação, Zico Góes.

A estratégia de apostar em vários gêneros, incluindo pagode e axé, parece ter dado certo. A audiência e o faturamento cresceram em 1999 (62% e 35%, respectivamente, segundo a emissora).

Embalada, a MTV quer mais mudanças, além da nova legião de apresentadores que vêm para cobrir a saída de Cazé (para a Globo) e Babi (para o SBT), entre outros. O canal reforça a interatividade e elabora projetos de reforçar a marca, com a criação de uma revista e de uma loja. “A música é a melhor maneira de se aproximar dos jovens”, diz a diretora de Programação, Cris Lobo.

Estréias – No ar, as novidades começam amanhã com o Central MTV, das 12 horas às 14h30. Chris Nicklas vai apresentar, diariamente do Rio, ao vivo, seleção de clipes e uma entrevista com uma personalidade, fora de seu hábitat profissional. Segundo Cris Lobo, o programa faz parte da estratégia de ganhar espaço para o canal em terras cariocas.

Saem os apresentadores, ficam os programas. Este é o novo conceito da MTV, que terá Chris Nicklas também na vaga de Adriane Galisteu (ela não renovou contrato com o canal). A Vj passa a dividir cena com Rafael, no Quiz MTV (terças, às 22 h).

Em seguida, vem a nova versão do SuperNova, das 15 h às 18 h, ao vivo, com uma dupla de novatos, os VJs Adriana Wagner, a Didi, de 24 anos, e Marcos Mion, de 20 anos (ele também assume o Piores Clipes do Mundo, a partir da semana que vem). “Adoro a MTV e estou realizando um sonho”, diz Didi. Além da seleção de clipes (cerca de 40 por dia), o programa terá quadros de entretenimento, como correio elegante e desafio aos VJs.

Meninos e meninas – O canal aposta numa dupla de novatos para comandar o Erótica (estréia dia 1.° , sempre às quartas, às 22 h), no lugar de Babi. “Optamos por um casal para poder haver contrapontos das opiniões dos meninos em relação às das meninas”, explica Cris Lobo.

Os escolhidos, a atriz baiana Ludmila Rosa, de 28 anos, e o modelo gaúcho Júlio Coimbra, de 26, estão animados com a missão e confiam em seu conhecimento para falar sobre sexo com os adolescentes. “O que acontece com todo mundo já aconteceu comigo”, diz o solteiro Júlio. “A minha base sobre o assunto é a minha experiência pessoal”, completa Ludmila, que é casada há cinco anos.

Enquanto a “menina” fica na cama, entrevistando convidados e fazendo a mise-en-scène, o “menino” fica no meio da platéia, aproveitando as “deixas”. Dr. Jairo Bauer continua no pedaço, com as informações técnicas.

Edições inéditas do MTV na Real, novelinha em que jovens passam a dividir o mesmo teto por meses, vão ocupar a faixa das 20 h, diariamente, de março a dezembro, a partir de amanhã. “É uma forma de mostrar como os jovens vivem nos outros países e também exibir o que o brasileiro mais gosta, ou seja, novela”, afirma Cris Lobo.

Humor – Os fluminenses Hermes e Renato são os criadores e protagonistas de um programete humorístico que leva o nome da dupla, com dois minutos de duração, que irá ao ar diariamente, entre às 22h e 23 h. “É uma paródia do cafajeste brasileiro”, diz Cris Lobo.

A MTV também quer continuar a investir em bandas novas. A partir da semana que vem, o VJ Edgar vai comandar, às quintas, às 22h30, o Pib (nome provisório).

Em meio as novidades, a MTV também aposta numa nova imagem. “A intenção é aproximar o visual do canal cada vez mais da linguagem da Internet”, diz o diretor de Arte Jimmy Leroy. Um programa dedicado ao assunto com inserções gráficas nos clipes, Data Clipe, estréia na semana que vem, às 21h30.

Por fim, a comunicação com a audiência também será ampliada, não só nos programas. A idéia é apostar ainda mais na convergência da Internet com a TV. Agora, o público também conta com uma rádio digital e um e-mail grátis no site do canal.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 54559