PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 28/10/1995
Autor/Repórter: Márcia Penna Firme

FORÇA TOTAL À COUNTRY MUSIC

TVA aposta nos ritmos caipiras com o canal que veio dos EUA

Fazer pose de quem vai agarrar o touro à unha é conversa para boi dormir. O negócio é ter a segurança de que não vai pagar mico diante da platéia na hora de montar o bicho, mesmo que seja só um daqueles touros mecânicos. Mas, com jeito de peão profissional, a TVA entra neste circuito e aposta R$ 1 milhão — o orçamento em promoção para 0 ano que vem — que 0 público assinante brasileiro é que vai cair de quatro pelo novo canal americano de clipes Country Music Television, o CMT, já no ar e incluído no pacote básico da operadora. Com um canal dedicado exclusivamente ao country, a TVA dá partida na interiorização de seus serviços.

Mesmo em cidades como o Rio de Janeiro, onde caubóis, a princípio, parecem deslocados, a TVA não está nem um pouco reticente quanto ao sucesso. Os cariocas que aguardem para ver chegar, lá para o final de novembro ou início de dezembro, o tal do truck da CMT, um caminhão promocional que veio dos Estados Unidos, num investimento de R$ 400 mil, só para mostrar que country não é apenas coisa de caipira. "Que tal um lual na praia?", arrisca o diretor executivo de programação e produção da TVA, Carlito Camargo. Tudo é possível quando a traquitanda acoplada ao truck for montada na cidade maravilhosa.

Cinco monitores de vídeo, um telão com projeção de alta definição, touro mecânico, prova de laço, braço-de-ferro, máquina de socos no melhor estilo americano, concursos de dança country, de locutor, além de jogos e distribuição de brindes são as atrações. O caminhão de 16m de comprimento, com vaquinhas voadoras pintadas, veio direto do Texas e já passou por 30 cidades americanas. Agora está percorrendo 20 mil km de estrada no Brasil. A primeira parada foi em Marília, no interior paulista. Lá, teve até rodeio. Passa neste fim de semana por Alphaville, em São Paulo. Depois vai para Campinas (São Paulo), Cambé, Cascavel e Maringá (Paraná). O itinerário ainda inclui a capital paulista, Curitiba e Goiânia.

Tanta promoção tem motivo ainda mais ambicioso. A TVA confirma para janeiro o lançamento do CMT Brasil, com programação que deverá ter de 40% a 60% de música no gênero country nacional até o final de 1996. Inicialmente, os caubóis brasileiros terão 1h diária de clipe, de segunda a sexta. "Já recebemos vários telefones de gravadoras interessadas no canal", revela, empolgada, a gerente de Marketing da TVA, Tatiana Giatti.

As duplas sertanejas e tantos outros intérpretes que vendem sucessos populares que nem água ganharão nova mídia. "Esse canal tem espaço para tudo. A idéia é de, além dos clipes, colocar entrevistas, perfis, programa de moda e uma espécie de informativo, dando dicas sobre termos e técnicas dos peões. Queremos promover também rodeios, torneios e concursos de música", conta Camargo.

Riscos de não dar certo, nem pensar. "O Brasil tem hoje um público de rodeio maior que o de futebol. Cerca de 600 campos tornam-se arenas de rodeio a cada ano", comenta o gerente de Expansão da TVA, Paulo Ricci.

ESPAÇO PARA O CLÁSSICO E O POPULAR

Há quem pense que a música country é só ritmo de banjo com marcação de quadrilha, acompanhado de vozes arrastadas e melosas na terra de Marlboro. A programação do canal CMT, que fica 24h no ar, mostra que o country pode ser muito mais animado do que se imagina. Criado há dois anos nos Estados Unidos — a produção é em Nashville, Tennessee —, e no Brasil desde o mês de julho, em São Paulo, 0 CMT marca seu diferencial com a nova geração country. Não que a linha popular ou clássica tenha sido colocada de lado, mas os videoclipes — 300 novos por ano — trazem muitos sucessos também na batida do rock.

A qualidade de som e imagem digitais transmitidos pelo CMT destacam clipes no gênero estético atual. "Não é que o canal tenha intenção de ser moderno na linha vanguarda. Mas é um country que incorpora outras tendências da música americana num ritmo que contagia. O CMT é despretensioso, alto astral, alegre e tem muito a ver com o Brasil", defende a gerente de Marketing da TVA, Tatiana Giatti. Se a programação traz clipes no cenário bem rural, também mostra outros com mulheres esvoaçantes ou com cara de superprodução. A faixa do The signatures series, por exemplo, concentra clipes clássicos de intérpretes famosos, enquanto que na Rising star vídeo são apresentados os artistas que começam a fazer sucesso.

O público vai poder ver ídolos internacionais do country, entre eles Willie Nelson, Dolly Parton e Mary Chapen Carpenter, assim como jovens astros, a exemplo de John Michael Montgomery, Mark O'Connor e Vicente Gill.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 54841