PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: VEJA
Data de Publicação: 09/08/1972
Autor/Repórter:

COMÉDIA COMEDIDA

Aos 25 anos de uma carreira que só na TV já provocou quatro afastamentos compulsórios, sob a acusação de "um humor incompatível com a moral da família brasileira", Costinha volta à televisão em paz com a Censura. Seu novo programa na Tupi do Rio, "Comédia do Costinha" (quartas-feiras, às 20h30), é um programa bem comportado que, segundo o diretor geral Eduardo Sidney, "está liberado até para crianças".

Réplica fiel de ''Costinha, Comédia Máxima", um dos maiores Ibopes da antiga TV Excelsior, a "Comédia do Costinha" não apresenta grandes novidades. Peça em três atos de autoria de Emanuel Rodrigues, seu velho companheiro de script, o programa representa para a Tupi apenas um aproveitamento racional de recursos e não parece contribuir para melhorar o nível da programação. Mas Sidney se justifica: "É mais seguro dentro do caos que estamos atravessando relançar uma fórmula de sucesso a lançar uma nova. O programa 'Paz e Humor', que Costinha substitui, era produzido pela companhia Trevo e saía muito mais caro para nós do que a 'Comédia do Costinha', onde utilizamos atores da própria emissora dentro de um custo mais realista".

Nada mudou - O próprio Costinha tem consciência de que nada mudou e nem de leve vislumbra o programa como uma nova etapa na sua carreira de TV: "Já fiz comédias assim outras vezes e, além do mais, não estou voltando para a TV: nunca saí dela. Apenas renovei, pela terceira vez, um antigo contrato que me rende mais ou menos a mesma coisa que o Teatro Dulcina". Mas, apesar da falta de novidades, Costinha continua um ator capaz de fazer rir seus próprios colegas durante o ensaio. Prova disso está no Ibope que conseguiu com sua "Comédia" - 21% contra os 10% atingidos pelos outros shows da emissora. Mesmo assim, seu futuro não parece muito certo como dono de um programa semanal. Pelo menos é o que afirma Sidney: "Estou mais interessado em terminar o planejamento de um novo humorístico com Bibi Ferreira, este, sim, dentro da nossa nova programação. Quanto ao Costinha, sabe como é, eu preferia ter o Chico Anísio, mas quem não tem cão caça com gato".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 565