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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 13/02/2001 Autor/Repórter: Marcelo Kischinhevsky
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MTV MULTIPLICA LUCRO
Emissora investe R$ 35 milhões e consolida guinada
Tudo novo, de novo. A MTV Brasil, controlada pelo Grupo Abril e pela Viacom Networks, festeja seus dez anos recém-completos com o segundo lucro líquido de sua história e preparando mais uma reformulação geral, com investimentos recordes de mais de R$ 35 milhões em produção de programas próprios, em campanhas de marketing e no lançamento de uma revista, com tiragem de 120 mil exemplares e circulação nacional.Depois de oito anos no vermelho, a guinada rumo à popularização da programação em fevereiro de 1999, com a introdução de clipes de pagode, sertanejo e axé, proporcionou o primeiro ano com lucro da curta história da emissora no país. Segundo André Mantovani, diretor-geral da MTV Brasil, em 2000 o lucro líquido cresceu 700% e a margem operacional, 150%. O faturamento, por sua vez, teve uma expansão de 43%, impulsionado pelo crescimento de 40% na receita publicitária.
20 e poucos anos - Os números absolutos do faturamento são segredo de Estado, mas André Mantovani revela que os investimentos na produção de programação nacional, que já tinham crescido 60% em 2000 em relação a 99, devem aumentar 10% este ano, totalizando mais de R$ 15,4 milhões. Outros R$ 10 milhões serão aplicados em campanhas de marketing. Mas a menina-dos-olhos do diretor-geral da MTV Brasil é o lançamento, em março, de uma revista voltada para o público na faixa dos 20 e poucos anos.
''O objetivo é ampliar a comunicação com a audiência e estabelecer outro tipo de vínculo. A televisão é muito efêmera, você fala e acabou. O tipo de relacionamento com mídia impressa é outro'', explica André, que adianta que a revista trará mais comportamento do que música e não terá nome, apenas a logomarca da MTV. ''Todo mundo ia falar mesmo que era a Revista da MTV, aí decidimos não dar nome.''
Em março, juntamente com a revista, vem uma reformulação geral na programação. O objetivo é expandir ainda mais a audiência, que já atinge dois a três pontos no Ibope em determinados horários - os campeões de audiência são o ''Fica comigo'', o ''Gordo a go-go'' e o ''Tudo de bom'', apresentado por Luana Piovani -, mas sem abandonar o público-alvo, de 15 a 29 anos, das classes A e B. Segundo André Mantovani, programas, apresentadores (os populares VJs) e até o estilo de comunicação vão mudar.
Outra novidade será a estréia de programas interativos, em que a audiência decidirá que clipe será exibido em tempo real. E o jornalismo retomará espaço nobre, com expansão de equipes em outras praças, como Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Mas nem todas as perspectivas são positivas para 2001, que promete ser uma odisséia em busca de verbas publicitárias. ''As pontocom, que impulsionaram o mercado no ano passado, gastando muito dinheiro para construir suas marcas, faliram. Esse dinheiro sumiu. Hoje, só uma ou outra empresa se sustenta, tem modelo de negócio realista e continua no mercado'', afirma o diretor-geral, que há dois anos e meio comanda a reestruturação da MTV Brasil.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 67484