PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 02/03/2001
Autor/Repórter: Letícia Pimenta

DE TUDO UM POUCO

MTV estréia nova programação valorizando videoclipes, programas de comportamento jovem e atrações que privilegiam a participação ao vivo dos telespectadores

O ano novo na televisão só começa depois do carnaval. E assim como as demais emissoras a MTV também guardou suas novidades para este mês, a partir de segunda-feira, quando estréia sua programação 2001 com mais música, cenários reformulados e participação ao vivo dos telespectadores.

No entanto, as atrações inéditas virão em doses homeopáticas. A programação dos fins de semana, por exemplo, só irá ao ar a partir do dia 24, pois ainda não está completamente definida. "Serão duas MTVs totalmente diferentes", adianta a diretora de produção e programação Chris Lobo. E a semana começa com nove estréias, entre elas o Tem jeito, com a VJ Didi, o Uá-uá, sob o comando de Marcos Mion, o Meninas veneno, apresentado por Marina Person, o Soda pop, com Silvinha Faro, e os especiais de sexta-feira - com documentários e premiações - produzidos por outras MTVs.

Apesar de boa parte da programação ser dedicada ao comportamento jovem, a direção da casa ressalta que a música é o carro-chefe do canal. "Durante algum tempo a percepção das pessoas sobre esse aspecto ficou em segundo plano por causa dos programas de comportamento, mas ainda assim somos music television", avalia Chris Lobo. No Tem jeito, Didi dará conselhos sentimentais para o público, que também poderá pedir e dedicar clipes românticos. Embalado por um remix do hit Menina veneno, de Ritchie, o semanal Meninas veneno vai explorar de forma bem-humorada temas do universo feminino como TPM, regime e depilação. Oito meninas serão selecionadas para participar de cada edição do programa. "Será o famoso tricô das garotas. E os meninos darão seus palpites através de matérias produzidas na rua", explica. O Uá-uá de Marcos Mion, no ar de segunda a sexta, às 16h, se enquadra no quesito os preferidos do público. O VJ vai falar sobre temas relacionados ao mundo do rock e da música pop, nacional e internacional e contará com a presença de artistas no estúdio.

Outra novidade é a Base MTV, que terá quatro minutos de duração e irá ao ar a cada duas horas. "E uma espécie de revista eletrônica que vai esquentar o dia-a-dia. Trará um pouco de tudo que é exibido no canal, com direito a vinhetas, debates, animações e making of", enumera o diretor de programação e produção Zico Góes. A Base nasceu de uma pesquisa de audiência que revelou uma grande demanda de conteúdo variado no menor espaço de tempo possível. "Existe uma cultura do zaping muito forte entre os adolescentes. Eles mudam de canal dez vezes por minuto", acrescenta. A interatividade também tem espaço reservado na nova grade. O Control freak será exibido de segunda a sexta, às 20h30, sem a presença de um apresentador, com o público votando ao vivo pelo site no próximo clipe que irá ao ar. Enquanto um deles é exibido, outras três opções estarão no canto da tela.

No horário nobre do canal, que corresponde à faixa das 22h, atrações como o Fica comigo, Erótica e Gordo a go-go voltam no mesmo formato e com cenários novos. O VJ por um dia e Quiz MTV serão reformulados e devem entrar na grade do fim se semana. Um dos preferidos do público, o Piores clipes do mundo terá uma hora de duração, em vez de 30 minutos. Além da seleção de clipes ruins e das hilárias traduções feitas pelo VJ Marcos Mion, o programa ganhará quadros como o Micon e o Dataclipe, além de clipes caseiros enviados pelos telespectadores, com direito a comentários do apresentador. "Também vou fazer matérias de comportamento e a primeira será com os funkeiros do Bonde do Tigrão", diz o VJ.

Aliás, essa vertente mais popular da MTV, que passou a exibir clipes de axé e pagode para aumentar a audiência, continua firme e forte. "Existem programas que têm mais a cara do canal, mas nós somos jornalistas e não podemos ignorar determinados movimentos musicais como o funk, que está em alta agora. A nossa preocupação é privilegiar sempre a música brasileira", afirma Chris Lobo. E a música, tanto a brasileira quanto a internacional, não ficará restrita à televisão. No dia 13, a MTV lança uma revista com tiragem mensal de 120 mil exemplares. Terá entrevistas, matérias de comportamento e até uma coluna assinada por Rita Lee.

ROTEIRO DAS ESTRÉIAS

- TEM JEITO: de segunda a sexta, às 15h PÉ NA TÁBUA: de segunda a sexta, às 14h30

- UÁ-UÁ: de segunda a sexta, às 16h

- CONTROL FREAK: de segunda a sexta, às 20h30

- SUPERNOVA: de segunda a sexta, às 22h

- MENINAS VENENO: quinta, às 22h

- ESPECIAIS DE SEXTA-FEIRA: às 22h

- SODA POP: de segunda a sexta, às 14h

- NA REAL NEW ORLEANS: de terça a sexta, às 23h.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 67779