![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 27/05/2001 Autor/Repórter: Rení Tognon
![]()
UMA PAIXÃO PELA ARTE BRASILEIRA
Quem vê a atriz colombiana Margarita Rosa de Francisco, de 35 anos, interpretando a personagem Gaivota na novela “Café com aroma de mulher”, do SBT, mal imagina sua paixão pelo Brasil e que suas principais referências, tanto na música como na interpretação, são artistas brasileiros. Em visita ao país para divulgar a novela — ela deve voltar à Colômbia amanhã — Margarita revelou que já viu sete vezes o filme “Dona Flor e seus dois maridos”, que adora a literatura de Jorge Amado e a música de Milton Nascimento e Chico Buarque e que prefere o cinema brasileiro ao hollywoodiano.
— Adorei “Central do Brasil” e se pudesse estar em um filme assim não me importaria com Hollywood — disse, em coletiva à imprensa.
Segundo ela, o contato com a música brasileira começou na infância, em encontros com amigos do seu pai, o ator Gerardo de Francisco, que também integra o elenco da novela no papel de Francisco. A mãe, Mercedita Baquero, é a figurinista da atração. Foi nesse ambiente rodeado por artistas que ela conheceu a MPB.
— Elis Regina foi a primeira que conheci. Depois vieram outros como João Gilberto e Chico Buarque. Eles influenciaram minha maneira de ver a música — diz.
Multimídia, Margarita acumula, em 15 anos de carreira, participações em 13 novelas e séries colombianas, três longas-metragens, seis CDs, uma fita de vídeo e um livro de exercícios físicos. Apesar de dizer que gostaria de estrelar uma novela brasileira, ela afirma estar cansada do ritmo das gravações.
— Estou cansada de novelas. Somos o personagem mais tempo do que nós mesmos — diz ela. — Gostaria de trabalhar no Brasil, mas sinto que é difícil um estrangeiro entrar numa novela daqui.
Margarita recebeu convites para atuar em folhetins do México, da Argentina e da Venezuela, mas não aceitou.
— É uma indústria muito grande, cujo maior interesse é produzir rápido. Tenho respeito pela minha carreira — afirma a atriz.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 69663