PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 25/01/1987
Autor/Repórter:

BAIANOS AINDA ESTÃO CONFUSOS BENDO A GLOBO EM DOIS CANAIS

Salvador - A confusão que tomou conta dos telespectadores baianos na noite de sexta-feira não terminou ontem. Logo cedo se verificou que duas emissoras, a TV Bahia e a TV Aratu, continuavam a transmitir a programação da Rede Globo, enquanto a Rede Manchete permanecia fora do ar no estado.

O comunicado divulgado às 17h 58rnin de sexta-feira pela TV Bahia, de propriedade de parentes e amigos do ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, no sentido de que passava a integrar a Rede Globo, e a confirmação disso no mesmo dia através de- notícia do Jornal Nacional, foram pouco esclarecedores para o público, pois não tocavam no fato da retransmissão simultânea da programação da Globo em ditas emissoras baianas.

Anúncios de página inteira nos jornais locais de ontem reiteraram o comunicado posto no ar pela TV Bahia na véspera, mas não esclareceram suficientemente a situação para o público, assim como o exíguo e incompleto noticiário a respeito na imprensa local, dificultado pela determinação da TV Aratu de não se pronunciar a respeito.

A população baiana estava informada de que havia uma luta empresarial,

judicial e política em torno da troca da TV Aratu pela TV Bahia como integrante da Rede Globo no estado, mas sabia também que a Aratu, caso perdesse a guerra, passaria a integrar a Rede Manchete e provavelmente complementaria sua programação com programas avulsos adquiridos à TV Record. A insistência da TV Aratu em prosseguir retransmitindo o sinal da Globo gerou a grande confusão entre os telespectadores.

Extraoficialmente, sabe-se que a TV Aratu, há 18 anos integrante da Rede Globo, continua com sua programação inalterada sob o fundamento de que ainda não recebeu notificação judicial sobre a decisão do desembargador Hermano Ferreira Pinto, do Rio de Janeiro, que concedeu liminar à Globo para deixar de ter a TV Aratu como sua retransmissora na Bahia.

A direção da TV Aratu, pelo que apurou, não está interessada em criar facilidades para que a notificação lhe chegue e não considera esgotado o arsenal de iniciativas judiciais para tentar reverter a situação, o que, segundo juristas independentes, dificilmente poderá acontecer.

Na área política, a luta pela programação da Globo na Bahia envolveu a seção regional do PMDB, as bancadas desse partido na Câmara e no Senado, o governador eleito Waldir Pires e até o deputado Ulysses Guimarães, num esforço para manter a programação com a TV Aratu. Interferências foram tentadas a junto ao presidente Sarney e ao presidente das Organizações Globo, Roberto Marinha, mas inutilmente.

TV Manchete - Na TV Manchete, no Rio, a interrupção temporária de seu sinal em Salvador não parece estar causando maiores preocupações. Segundo Pedro Jack Kapelle diretor da emissora, a Manchete já vem negociando há cerca de 20 dias um contrato com a TV Aratu para que ela deixando de participar da rede nacional da Globo, passe a integrar o sistema Manchete. Quanto à posição da TV Bahia, que trocou o sinal da Manchete pelo da Globo, o diretor da emissora diz não caberem medidas judiciais, porque tudo aconteceu rigorosamente dentro das normas estipuladas pelos contratos assinados entre as partes.

- Provavelmente hoje a TV Aratu já estará com o sinal da Manchete no ar - informa ele.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 7219