PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 03/02/2002
Autor/Repórter: Keila Jimenez

'CLONE' FICA MAIOR E ESTRÉIA NOS EUA

Trama da Globo ganha quase 100 capítulos a mais e aumenta audiência de rede de TV em 60%

Ao que tudo indica, o elenco árabe da novela O Clone não vai parar de dançar tão cedo em todos os jantares e festas que aparecem.

A trama das 8 da Globo pode ganhar uma "esticadinha", o que significará uma boa dose de trabalho a mais para a autora da novela, Glória Perez, e para o diretor da trama, Jayme Monjardim.

Um dos motivos para a provável esticada no Clone é a boa audiência da novela, que vem atingindo média superior aos 50 pontos de ibope, índices melhores que sua antecessora, Porto dos Milagres. Outra razão para a espichada, talvez a principal, seja o fato de sua sucessora, Uê Paisano, de Benedito Ruy Barbosa, ainda não estar pronta. A nova trama já está em processo de produção e escolha de locação e elenco, mas pode não ficar pronta até maio, data prevista para sua estréia.

A produção de O Clone já trabalha com a possibilidade de levar a novela até o fim da Copa do Mundo, que seria em junho. Se isso acontecer, o folhetim passará dos 180 capítulos previstos para 260, quase 100 a mais. Não é pouco.

Só para se ter uma idéia, essa diferença é quase o tamanho de uma novela inteira, como Estrela Guia , que foi ao ar em 2000.

Para o diretor de O Clone, Jayme Monjardim, não há problemas e ele garante que não alterará o ritmo da trama.

"Já está tudo acertado, O Clone termina mesmo na segunda semana de junho, sem nenhum problema", diz Monjardim. "Estamos trabalhando bastante, mas não está nada fora do combinado com a emissora."

Imprevistos - Além do aumento no número de capítulos, a produção de O Clone ainda tem de driblar alguns imprevistos.

Problemas de saúde afastaram dois atores da trama. Ruth de Souza, Dona Mocinha, a avó de Léo ( Murilo Benício) e Stênio Garcia, que interpreta o tio Ali. Com suspeita de dengue, Stênio abandonou as gravações na semana passada. "Se correr tudo bem, ele voltará nesta semana", conta Monjardim.

Já Ruth de Souza está internada por causa de sua pressão alta. A emissora pretende escalar outra atriz, Léa Garcia, para fazer o papel da irmã de Dona Mocinha. Assim que Ruth se recuperar, as duas irão dividir as cenas até o fim da novela. O resultado foi o aumento de trabalho para a autora Glória Perez, que está reescrevendo algumas cenas.

Para rechear e ajudar a esticar a trama, novos personagens estão vindo por aí. Myrian Rios entrou na semana passada como Anita, amiga de Edna (Nívea Maria). O próximo será Luciano Szafir, o marroquino sedutor Zein, que vai dar em cima de todo mundo.

Estados Unidos - E não é só no Brasil que O Clone está alcançando bons índices de audiência. 'El Clon' está fazendo sucesso nos Estados Unidos. A novela estreou lá dia 15 e já fez aumentar a audiência da rede hispânica Telemundo, que transmite a trama, cerca de 60% no horário.

A novela da Globo estreou lá quase dez meses antes do previsto - a exibição na Telemundo estava prevista para outubro. A rede aproveitou a curiosidade que a cultura muçulmana, seus radicalismos e tradições despertaram no público americano após os atentados de 11 de setembro e o ínicio da guerra no Afeganistão.

A novela está sendo exibida por volta das 22 horas e tem uma versão em espanhol, para os telespectadores que não entendem o inglês.

Uma das curiosidades é a abertura nos Estados Unidos, que é diferente da do Brasil. Lá, as imagens de Lucas (Murilo Benício) e de Jade (Giovanna Antonelli) se intercalam com um clipe da cantora Shakira, que canta a música tema.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 75769