PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 28/02/2002
Autor/Repórter: Gabriela Goulart

EM BUSCA DA MATURIDADE

Para ampliar a faixa etária de seu público, MTV mistura música, jornalismo, erotismo e internet

O que era M, só de music, agora também quer ser M de maturidade. Com a nova programação que estréia na segunda-feira, a MTV pretende, como se diz no jargão publicitário, ampliar seu público alvo. Em bom português, a emissora está de olho no telespectador mais velho. E, em se tratando da moderninha MTV, que tem 50% de sua audiência formada por jovens entre 15 e 19 anos, mais velho é gente dos 20 aos 29 anos. ''A MTV tem sucesso comercial. Queremos maturidade televisiva e público fiel. Criamos a nova programação para não perder o telespectador entre 15 e 19 anos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do público mais velho, que já assiste a alguns programas, como o Gordo a go go'', diz o diretor de programação da MTV Zico Góes.

A captura desse público será feita, principalmente, através do tal M. Aquele de music. ''Oitenta por cento da nossa programação é música, porém, nas filigranas das últimas pesquisas, percebemos que o público gostava dos programas de comportamento, mas queria mais música'', diz Zico.

Hacker - Dos oito novos programas que entrarão no ar, cinco terão música na veia. A maioria, música para gente grande. O Jornal da MTV, todas as sextas, às 21h, é o carro-chefe de som. Apresentado por Fábio Massari, vai tratar basicamente de notícias do meio musical. ''Vai ser um programa crítico'', afirma.

De segunda a sexta, das 20h45 às 21h, a emissora pega carona na última moda da web e põe no ar o BLOG MTV. O programa será uma espécie de diário de um hacker que ''invadiu'' o site da MTV e que fala mal de tudo, principalmente de música. Os comentários do hacker aparecem na tela através de gráficos e legendas típicos de bate-papos da internet.

Tem mais música na sexta, às 22h30, quando entra no ar o Banda MTV. A cada semana, o programa vai virar do avesso a carreira de um grupo. No sábado, das 15h às 18h, o público poderá escolher, via internet, seu programa preferido - da grade da MTV, é óbvio - para ver no Comando.

Neurônios - O domingo, segundo Zico, será o dia ''visceral'' da música, com o Domingo musical, das 19h às 22h. O programa engloba sob seus domínios o Lado B (música alternativa), o Riff MTV (rock sem firulas), o Nação MTV (MPB) e, depois de tudo isso, ainda tem uma hora para, no melhor estilo MTV, encaixar o clipe ''mais legal'', o show ''mais legal'', a entrevista ''mais legal'', o festival ''mais legal''. Segue-se um bate-papo com um convidado no Minha MTV.

No caminho do comportamento, a emissora aposta nos neurônios de Cazé para pescar os mais maduros. Seu novo programa, Neurônio MTV, que será exibido às terças, às 22h, será uma espécie de quiz de assuntos gerais, com perguntas atuais tiradas de jornais, revistas e... da programação da própria MTV. O prêmio será disputado por inscritos via da internet e pessoas sorteadas na platéia. ''O programa segue os moldes tradicionais dos quiz, caberá ao Cazé desorganizar'', conta Zico.

A desordem também vai estar na mais nova atração sexual da emissora, toda sexta, às 22h. No Peep MTV, um Erótica MTV evoluído, sentados em cabines separadas, Jairo Bouer, Didi Wagner e Penélope Nova responderão a perguntas picantes dos telespectadores.

Nem só de quiz e sexo viverá a área de comportamento da emissora. Ela também terá esporte. Toda quarta, às 23h, o tenista Fernando Meligeni apresentará o MTV sports. Nos programas da velha guarda haverá alguns acertinhos. No Fica comigo, por exemplo, além de novo cenário e logotipo, os pretendentes descartados pelos queridos e queridas terão uma segunda chance com alguém da platéia que se interesse por eles. O tête-à-tête rolará nos bastidores durante os comerciais e foi batizado de Fica comigo no intervalo. ''Na gravação dos pilotos já saiu beijo e tudo'', conta Zico Góes. O Meninas veneno, que muda para as quartas, às 22h, terá agora a participação de meninos para enriquecer a discussão sobre o universo feminino. É a tal maturidade.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 76363