![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 24/01/1988 Autor/Repórter:
![]()
A VOLTA DE ÁLVARO
No próximo sábado o público vai rever Cláudio Marzo em "Bambolê". Ausente da novela desde que sofreu um acidente de automóvel, em meados de dezembro, o ator tem feito falta na Irma como Álvaro Galhardo, dono de uma personalidade fascinante e envolvente. Mas no capitulo 125 ele estará de novo no ar, inicialmente apenas por alguns segundos, falando ao telefone com Marta Ribeiro e explicando que está bem, mas que um acidente sofrido em Buenos Aires obrigou-o a ficar algum tempo sem se comunicar com ela.
Cláudio voltou às gravações na quarta-feira, andando ainda com dificuldade, apesar do auxílio das muletas, e exibindo algumas cicatrizes. O ator chegou aos estúdios da Cinedia, em Jacarepaguá, pouco depois das quatro da tarde. Inicialmente, recebeu muitos abraços e o carinho de sua partner, Suzana Vieira, que brincou:
- Quiseram me dar outros amores, como o Antenor e o Gabriel, mas eles não se equiparam ao Álvaro de jeito nenhum. Todos sentiram muitas saudades e eu não sei nem explicar como a gente agüentou a sua ausência. Ainda bem que você está aqui.
Junto com o diretor Wolf Maia, Cláudio mudou algumas de suas cenas porque, sem saber das reais condições do ator, Daniel Más promovia o retorno de Álvaro andando apenas com apoio de uma bengala. Assim, suas quatro cenas iniciais foram todas com Marta, mostrando-o sempre sentado, mas bem-humorado, com o temperamento irrequieto e sedutor de sempre. No roteiro, aliás, estava escrito: "Cláudio, estamos felizes com sua volta." Um pouco tenso, mas tranqüilizando-se aos pouquinhos, o ator fez algumas brincadeiras, durante os ensaios. No cenário da casa de Marta, que ele não freqüentava há muito, ganhou da contra-regra um cálice de licor de fabricação caseira e brindou a volta com Wolf Maia. Depois, quis saber as novidades e mostrou-se surpreso com as mudanças na casa de Marta:
- Antes não era tão chique. Pouco se falou do acidente. O importante, ali, era a satisfação de ter o colega presente, para os últimos meses da novela, "que não funciona sem ele", como diziam Suzana Vieira e outros atores presentes, como Armando Bógus, Mila Moreira, Joana Fomm e Maurício Mattar. E foi nesse clima amistoso que Cláudio, como Álvaro Galhardo, gravou o telefonema que prepara sua reentrada em cena e depois instalou-se numa cadeira, na casa de Marta, para finalmente reviver a simpática e principal dupla romântica de "Bambolê".
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 7643