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Nova Consulta

Jornal/Revista: Pay TV
Data de Publicação: 01/11/1995
Autor/Repórter: Sônia Arruda

NO 4º ANIVERSÁRIO, GLOBOSAT APOSTA EM NOVAS PARCERIAS

Entre os projetos, há um canal educativo com a Fundação Roberto Marinho. E a sócia News Corporation entra em três projetos: um canal infantil, um de notícias e outro de esportes.

O investimento em produção nacional e as parcerias para o lançamento de novos canais marcam o 4º aniversário da Globosat. O acordo entre as Organizações Globo e a News Corporation para operação de DTH em banda Ku também beneficia a programadora - os canais exclusivos da Globosat poderão receber apoio para a sua programação e parte dos novos canais, anunciados para 96, terão a parceria da News Corporation.

Em novembro de 91, a Globosat lançou seus quatro canais: Telecine, Sportv, GNT e Multishow. O sistema de transmissão utilizado era em banda C, e a empresa exercia o papel de programadora e operadora. No final de 93, com a criação da Net Brasil, a Globosat passou a desempenhar a função exclusiva de programadora. Seus canais passaram a ser distribuídos pelo sistema de operação a cabo, no início de 94. Os antigos assinantes da Globosat no sistema DTH em banda C, foram absorvidos pela NetSat, subsidiária da Net Brasil.

Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat, afirma que a premissa para aumentar o investimento na produção nacional é a aposta no crescimento acelerado da Net e da Multicanal, os dois maiores sistemas de operação a cabo, que distribuem seus canais. "As operadoras independentes e a própria ampliação do mercado com a banda Ku também fazem parte da estratégia da empresa", completa. Mas Pecegueiro não descarta as influências do crescimento da disputa pelo mercado de pay TV, como mais uma razão para buscar as novas produções: "À medida que a concorrência se acirra, a empresa não pode deixar de investir".

Produções nacionais - O caminho adotado pela Globosat para o investimento foi o de manter a capacidade de proximidade com o assinante brasileiro. "A nossa programação terá a cara do Brasil", diz Pecegueiro.

Dentro deste espírito nacional, a diretora do canal GNT, Letícia Muhana, confirma o lançamento para março de 96 da minisérie "Chatô", baseada no livro de Fernando Moraes, sobre a vida do jornalista Assis Chateaubriand. "A mini-série é mais que uma adaptação do livro, além de materiais de arquivo, serão utilizados depoimentos e entrevistas inéditas", explica Letícia. A mini-série, em sete capítulos, será dirigida por Walter Lima Júnior. A diretora do canal menciona uma lista de programas que já fazem parte do investimento em co-produções brasileiras: "Manhanttan Connection", uma produção GNT e TBN, produtora do jornalista Lucas Mendes, em Nova York. No Brasil, o programa "GNT Fashion", feito com a produtora carioca TV Profissional, e os dois lançamentos mais recentes: "Primeiro Plano", em conjunto com a produtora Comunicação Alternativa de Nelson Hoineff, e "Scientia", produzido pela Idea Television, do jornalista Fernando Silva Pinto, em Washington.

"Na prancheta do GNT, o próximo programa previsto é sobre medicina alternativa", conta o jornalista Ronan Soares, responsável pela triagem e coordenação dos muitos projetos que chegam à direção do canal. "A idéia é colocar a medicina alternativa e sua polêmica, com fundamentos históricos e científicos", explica Soares. Outro projeto do canal é sobre um programa voltado para a rede Internet. "Os projetos enviados devem adaptar-se ao perfil do canal", completa o jornalista.

O Multishow também já apresenta uma programação com produções nacionais, além do "Stargame", produzido em conjunto com a No Ar Comunicação, da jornalista Alice Maria. A música brasileira também garante seu espaço no "Multisom Especial". Depois dos especiais de Selma Reis e Ney Matogrosso, para dezembro está previsto o show da cantora Simone, gravado no Rio de Janeiro.

Cinema - Wilson Cunha, diretor do canal de variedades, fala de outro investimento importante que está sendo feito pelo Multishow, voltado para a área cinematográfica: "A idéia é a TV aliar-se à produção de cinema, para viabilização do projeto cinematográfico. Isto já acontece em alguns países com sucesso", diz Cunha. O projeto é o longa-metragem "6 X Nelson", que tem previsão de exibição no canal em setembro de 96. A idéia é baseada em contos da coluna "A Vida Como Ela é...", publicada por Nelson Rodrigues, no jornal carioca "Última Hora", entre 1951 e 61. A Conspiração Filmes e a Ravina Filmes iniciaram o projeto com a produção do primeiro episódio "O Primeiro Pecado". São seis episódios, com duração de 30 minutos cada, dirigidos por cineastas brasileiros. "A captação das imagens será feita inteiramente em película, com linguagem e perspectiva para cinema", explica Cunha.

A idéia de adaptar peças para o formato televisivo, mantendo as características teatrais, também estão nos planos do Multishow.

O canal exclusivo de esporte, o Sportv, por sua vez, é um dos pioneiros na produção nacional, segundo seu gerente de programação, Armando Nogueira Filho, o Manduka. "As primeiras gravações e a utilização de estúdios nacionais foram realizadas pelos programas 'Cronômetro' e '360 Graus', produzidos pelo canal, além das transmissões esportivas", conta Manduka.

O canal de esportes também faz parte de uma outra estratégia adotada pela empresa - de independência entre os canais. A marca Globosat dá lugar ao fortalecimento da identidade de cada um de seus canais. Dentro deste conceito, o Sportv sofreu transformações na sua apresentação gráfica, para também apresentar uma imagem estética diferente das outras programações esportivas brasileiras. Ucho de Carvalho e Ricardo Van Steen inspiram-se numa linguagem mais européia para criar novos logotipos, vinhetas e chamadas. "A idéia é criar uma nova imagem estética para a TV brasileira", explica Alberto Pecegueiro.

Para garantir mais espaço e enfrentar a concorrência, a Globosat fechou um acordo operacional com a produtora paulista GW, que passa a ser o núcleo de cobertura de eventos, em São Paulo, voltada principalmente para as transmissões de campeonatos esportivos para o Sportv. Manduka diz que a produtora será a sucursal paulista do canal de esportes. Woile Guimarães, um dos sócios da GW, explica que o acordo prevê cerca de dez transmissões esportivas mensais para o canal. A produtora também mantém escritórios em Brasília e Curitiba, disponíveis para produção e transmissão de eventos. Guimarães acrescenta ainda que pretende firmar novos acordos com os outros canais da Globosat para produções de eventos e programas.

Ana Maria Geminiani, gerente de marketing publicitário da Globosat, confirma a estratégia de independência dos canais, também adotada para a venda no mercado publicitário. Ela ressalta que para alguns projetos nacionais, como a minisérie "Chatô", está sendo feito um plano detalhado para venda no mercado publicitário. A gerente acredita que os publicitários já despertaram para o veículo TV por assinatura. Mas é preciso ainda facilitar o acesso ao conhecimento da programação, por isso, o departamento de marketing decidiu estabelecer a instalação de canais da Globosat, junto aos mídias e agências de propaganda para que a programação seja acompanhada por eles.

Parcerias - O Telecine, canal de filmes criado pela Globosat, foi o primeiro passo da empresa na busca por parcerias na formação de novos canais. Em dezembro de 94, a Globosat se associou aos estúdios Twentieth Century Fox, Paramount, MCA-Universal e MGM-Metro Goldwin Meyer, quatro dos sete maiores estúdios de Hollywood para formar uma nova empresa da qual detém 50% das ações. O acordo garante a exclusividade de exibição, em TV por assinatura no Brasil, dos filmes desses estúdios. O canal também investiu US$ 1 milhão na compra de filmes produzidos fora do circuito de Hollywood. Além da exibição de filmes brasileiros que se enquadrem no perfil do canal, o Telecine apoia o cinema nacional através de seus programas jornalísticos. "Cobrimos todas as estréias do cinema brasileiro e os festivais", conta Elton Simões, diretor geral do canal. "O Festival de Gramado foi promovido pelo Telecine durante cinco meses", exemplifica.

Quanto a ações de marketing, Simões ressalta as campanhas regionais de marketing cooperado. "O operador sabe determinar a melhor mídia para dilvulgar seu produto na sua região, desta forma o nosso departamento de marketing coordena diretamente as campanhas com as operadoras", explica.

Lançado no início deste mês, o Shoptime, canal de compras, é o segundo canal feito dentro da estratégia de parceiras. O canal é resultado da associação entre a Globosat, MCom (holding da Multicanal) e Lojas Americanas.

Para 96, o diretor geral da Globosat afirma que serão investidos US$ 30 milhões no lançamento de um pacote de novos canais. Pelo menos mais quatro canais já estão confirmados, entre eles um canal educativo com o apoio da Fundação Roberto Marinho, que utilizaria o acervo das produções feitas pela Fundação. A News Corporation estará presente na parceria com os outros três canais previstos: um infantil, um de notícias e outro de esportes. O canal de notícias, nos moldes da CNN, é também o primeiro projeto que define a parceria concreta entre a TV Globo e a Globosat, além da News Corporation. Já no canal de esportes associa-se também a um dos grandes canais esportivos americanos, já veiculado na versão latino-americana.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 77487