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Jornal/Revista: Pay TV
Data de Publicação: 01/05/1996
Autor/Repórter: Mônica Teixeira

BRAVO, O CANAL QUE DARÁ ESPAÇO PARA A 7ª ARTE TUPINIQUIM

Resultado de uma nova aliança entre a TVA, o Bravo Americano e a TV Cultura, o novo canal brasileiro estréia dia 1º de junho. Na grade, programas dos EUA e produções locais, dedicadas às artes.

Quantas vezes já não ouvimos ou mesmo protagonizamos o personagem que, ao fecharem-se as cortinas no final de um espetáculo, levanta-se na platéia e, sem conter o ânimo, grita: BRAVO!

Na era da alta tecnologia onde reina a filosofia de trazer o mundo para dentro de casa, a platéia se transforma em telespectador, o palco se transforma em tela, o ingresso se transforma em controle remoto e o BRAVO se transforma em nome de canal de televisão.

O canal foi lançado em 1980 nos Estados Unidos como o pioneiro no segmento das artes. Dedicando-se à exibição de filmes, espetáculos de dança, teatro, jazz e blues, documentários e séries cult, o canal Bravo conquistou os primeiros reconhecimentos da crítica quando completou três anos. Seguiram-se várias premiações, entre elas o prêmio Criadores da Academia Nacional de Programação a Cabo, pela qualidade da programação. Em 15 anos de existência, além dos prêmios colecionados, registrou um crescimento considerável contando hoje com 22 milhões de assinantes nos Estados Unidos.

Destaca-se na programação do Bravo a seleção de filmes de reconhecida qualidade, a exemplo de '"Adeus, meninos" dirigido por Louis Malle; programas como o "Jazz fest" mostrando os bastidores de concertos e documentários sobre a carreira de grandes nomes do jazz; o "Broadway on Bravo", um festival anual promovido pelo canal com os bastidores e a íntegra de alguns espetáculos da Broadway, e "Opening shot",destinado ao público infantil, com entrevistas de jovens talentos e espetáculos de dança e música.

A partir do dia 1º de junho, a programação premiada do Bravo vai estar disponível para o assinante TVA. Como resultado de uma aliança entre a TVA e o Bravo surgiu o Bravo Brasil.

A idéia é apresentar programação americana ao lado de programas feitos aqui no Brasil retratando a diversidade do cenário cultural brasileiro.

O canal, o primeiro dedicado exclusivamente às artes no Brasil, deverá ser transmitido totalmente em português e inicialmente durante 13 horas diárias, do meio-dia à uma da manhã. No início, porém, a programação americana dominará o canal. Entre as atrações internacionais do Bravo Brasil, estão filmes de jovens diretores do cinema independente, como Jim Jarmush, entrevistas com atores americanos consagrados, como por exemplo Dustin Hoffman, Kevin Costner e Glen Close, e espetáculos de teatro e balé.

Produções nacionais - Os programas serão legendados e, gradualmente, a programação nacional deverá ser inserida na grade aumentando a sua permanência no ar. O Bravo foi concebido para ser um canal 24 horas, e isso só deve acontecer quando as produções nacionais em andamento estiverem prontas e aprovadas, o que não é tão simples assim.

A TVA está terceirizando a produção dos programas e calcula que pelo menos 60 pessoas estejam envolvidas nesse processo. As produtoras Diana/Casablanca e Perfil já têm projetos em andamento e o núcleo de produção da própria TVA deve se encarregar da produção de dois ou três programas. "O objetivo é atingir seis horas diárias com programação nacional, o que vai acontecer de uma forma crescente de acordo com a qualidade dos programas",diz Marcos Amazonas, diretor de programação da TVA.

A programação nacional deve contar, principalmente, com documentários, especiais de música e agenda cultural. Já existe o projeto de se fazer 40 programas de música para este ano, todos eles gravados na casa de jazz Bourbon Street em São Paulo, com nomes expressivos do jazz, a exemplo de Ray Charles e B.B.King. E, ainda, especiais com Tony Bennet, Frank Sinatra e Pink Floyd. Tudo isso produzido pelo Bravo Brasil.

Quanto à música nacional, a promessa é de apresentar, semanalmente, especiais com os principais representantes da nossa MPB, como Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros.

Existe uma certa preocupação também em abrir espaço para o cinema nacional. A TVA está negociando um pacote de filmes nacionais que serão exibidos duas ou três vezes por semana. Amazonas acredita estar incentivando a sétima arte tupiniquim, à medida em que garante a exibição do filme e remunera melhor seus autores.

Para colocar em prática seus projetos,a TVA decidiu buscar um aliado no mercado e, através de um acordo firmado com a TV Cultura, poderá fazer uso do acervo de musicais e documentários produzidos pela emissora. O acordo também implica uma parceria entre as duas televisões na co-produção de programas, futuramente exibidos primeiro no Bravo e depois na TV Cultura. Um acordo de pioneiros: o primeiro canal a cabo e a primeira e única televisão aberta que se dedicam à cultura no Brasil, somando esforços e dividindo trabalho.

Ligue a TV, use seu controle remoto, quem sabe te dará vontade de gritar BRAVO!

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 78026