PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 11/08/2002
Autor/Repórter: Elena Corrêa

TRINTA ANOS NA BASE DO 'SÓ SE FOR AGORA'

Há certos programas que todo mundo jura que nunca assistiu, mas quando você cita alguma peculiaridade dele ouve logo a frase: "Ah, sei qual é. Eu estava mudando de canal com o controle remoto e vi rapidamente". É o que acontece com o "Samba de primeira", que Jorge Perlingeiro comanda aos domingos, às 13h, na CNT.

- Qual programa?

- O do "só se for agora"!

Pronto. Identificou na hora. A frase, repetida várias vezes pelo apresentador, é uma marca, não registrada, que está na boca até dos que "dizem" nunca tê-lo assistido.

- Ela é da Alcione. Há uns dez anos, quando a chamei para o programa, ela largou: "Só se for agora". Gostei, avisei que iria usar e ela não se importou. Hoje até os jovens falam, com aquele estilão deles - diverte-se Perlingeiro.

O sobrenome é outra referência forte. Filho do saudoso Aérton Perlingeiro, que apresentava o "Almoço com as estrelas" na extinta TV Tupi nas décadas de 60 e 70, Jorge brinca dizendo que hoje faz o "Lanche com as estrelas". E já são 32 anos de carreira e 30 de "Samba de primeira":

- Construí um nome. Mas comecei como "o filho do Aérton" e me orgulho disso. Eu o reverencio em todos os momentos da minha vida.

O "Samba de primeira" já passou pela extinta TV Corcovado, pela Bandeirantes e está há cinco anos na CNT. Nos bastidores, Jorge é o apresentador-faz-tudo. Em sua produtora independente trabalham as assistentes Deja Ribeiro e Bete Lima e a produtora Luiza Biá, que começou trabalhando com Aérton e passou de pai para filho. Durante a semana, além de buscar convidados, Jorge corre atrás de patrocinadores, que também garantem os brindes distribuídos no ar aos convidados, como bolsas térmicas com frios de peru:

- Eu brinco dizendo que é uma grande cesta básica (risos) . É uma maneira carinhosa de fazer o programa.

As gravações acontecem à tarde, num restaurante na Barra. A equipe técnica é contratada. Jorge chega antes do meio-dia, posiciona mesas e cadeiras, dirige os câmeras e recebe os convidados. O almoço é um rápido sanduíche de pão francês com lingüiça e um refrigerante. Troca de roupa rápida e lá está ele no palco sob os holofotes. Diferentemente do silêncio dos estúdios de TV, atrás das câmeras há assessores de convidados batendo papo, atendendo celulares...

- Se eu trabalhasse num canal, com salário e recursos, talvez não tivesse essa liberdade para criar e fazer o que faço.

Entre os convidados de hoje estão Alcione, Neguinho da Beija-Flor, Pery Ribeiro e Bemvindo Sequeira.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 80827