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Jornal/Revista: Pay TV
Data de Publicação: 01/12/1998
Autor/Repórter: Edianez Parente

CMT BRASIL APOSTA NA ONDA NACIONAL DO RURAL CHIQUE

Antes estritamente musical, o canal altera o perfil e passa a cobrir eventos e artistas locais ligados ao universo country, de olho num mercado que movimenta anualmente cerca de US$ 2 bilhões no Brasil.

A TV paga não poderia deixar passar em branco o universo de sucesso das duplas sertanejas, das botas de cowboy, das pick-ups cada vez mais incrementadas dos "agroboys", das calças Wrangler, dos rodeios e das festas de peão. De olho no mercado de consumo "rural chique" brasileiro - moda, música, eventos -, cujo faturamento anual é da ordem de US$ 2 bilhões, o CMT (Country Music Television) deixa de lado sua vocação estritamente musical para posicionar-se como um canal voltado ao estilo de vida country.

Quase um ano depois de terminada a parceria entre o CMT International e a TVA para o CMT Brasil, o canal, que também mudou de mãos (não pertence mais ao grupo CBS, mas sim à Gaylord Entertainment) reestrutura-se e retoma a produção local pelas próprias pernas.

Contratou profissionais brasileiros, criou novos quadros e programas, está em fase de seleção de apresentadores (serão quatro VJs) e de produtoras tupiniquins.

As mudanças on air começam a ser percebidas já neste mês de dezembro, mas as reformulações continuam até março próximo num canal que está sendo montado e customizado exclusivamente para o público brasileiro, mesmo tendo sinal único para a América Latina. "É claro que recebemos reclamações dos assinantes dos outros países - afinal, são dois milhões -, mas a nossa aposta é no Brasil", explica o diretor de marketing e programação do canal sediado em Miami, Marcello Coltro. Segundo ele, os investimentos para o canal brasileiro estão na casa dos US$ 3 milhões/ano e a dedicação de um feed separado para os demais países da América Latina não deve acontecer antes do segundo semestre de 99.

Foi a partir dos resultados de pesquisas qualitativas (com assinantes TVA e DirecTV) e quantitativas (com pessoas que gostam de música sertaneja e country) encomendadas junto ao instituto Datafolha que o CMT Brasil redirecionou seu enfoque, criando novos programas ou readaptando os já existentes. Entre as novidades, "a pesquisa pediu diferentes tipos de programação, como por exemplo programas de entrevistas, e não apenas videoclipes", conforme explica Coltro.

No próximo ano, a cobertura de eventos locais será determinante na grade do canal, que fechou o projeto CMT Rodeios 99. O CMT assinou a exclusividade de cobertura de cinco dos principais rodeios do circuito nacional, festas que acontecem em Barretos, Adamantina, Jaguariúna, São José dos Campos e Americana, que totalizam um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Só a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, a principal do país no interior de São Paulo, atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas. Na deste ano, aliás, o canal aproveitou para fazer uma prévia de seu reentrée no mercado, patrocinando a vinda do astro country Garth Brooks, além de montar seu rancho dançante Wildhorse Saloon (que nos EUA é uma rede de restaurantes). Em 99, o canal pretende trazer outra estrela country para Barretos - as mais cotadas são Shania Twain, Billy Ray Cyrus e Alan Jackson.

Para a cobertura destas festas, já foi definida a produtora. Trata-se da TV Rodeio, a mesma que já trabalhava com o canal à época da parceria com a TVA. Coltro explica a escolha: "Para cobrir rodeio tem de ser especializado. É como cobrir jogo de futebol: tem de saber onde está a bola, tem de ter o know how". O canal está em fase de seleção de outras duas produtoras, sendo uma para cobertura de eventos especiais e shows e outra para a reformulação visual do CMT Brasil. "Vamos fazer também a customização do visual", ressalta o diretor, que quer um canal 100% adequado ao público brasileiro, abordando basicamente o estilo de vida que as pessoas querem ver na TV detectado pela pesquisa do Datafolha.

Preço em queda

A venda de publicidade será, de acordo com o diretor de programação e marketing, uma etapa próxima, já que é necessário primeiro consolidar este novo perfil do canal. As previsões de crescimento no mercado brasileiro - o canal figura na quase totalidade das operadoras fora do sistema Net/Sky - são conservadoras.

"O mercado está muito difícil e, mesmo com as novas concessões, a perspectiva é de que o crescimento só comece a se verificar no final de 99. A empresa está investindo no canal brasileiro e não vai deixar de investir para melhorá-lo cada vez mais, para fazer com que ele seja muito desejado", afirma Coltro. Ainda segundo ele, a tendência não é a de encarecer o produto, devido à sua customização: "O preço, também por uma necessidade de mercado, vem até caindo", diz, sem revelar o custo para o operador, apenas confirmando que está mais acessível do que à época em que era negociado via TVA.

As alterações de grade começam pra valer em janeiro. Entre as estréias, um programa mensal de entrevistas: "Histórias de Compositor", comandado por César Augusto, autor de mais de 40 mil canções sertanejas. "No Brasil, há mais de cinco mil autores e compositores de música sertaneja e nenhum programa ainda falava deles", afirma o diretor de programação e marketing. Na esteira do programa, o canal lança em 99 o Prêmio CMT de Música Sertaneja. O diário "Estilo Country" é o que melhor define o novo perfil do canal, com o objetivo de mostrar como é o jeito country de ser do brasileiro. Um bloco de videoclipes só de música nacional é o "Terra Brasilis", que ao longo da semana terá os vídeos musicais de maior sucesso no país em cinco gêneros distintos, um diferente a cada dia: MPB, música romântica, pagode e axé. Este programa também terá uma edição mensal especial, com um convidado que seleciona seus clipes prediletos; o primeiro deles, já exibido em dezembro, será o cantor Netinho. Também o primeiro "Showcase Brasil", documentário/especial trimestral sobre uma estrela da música sertaneja, acontece com a dupla Chitãozinho & Xororó e será exibido também neste mês de dezembro (a data não estava definida até o fechamento desta edição); e continua o "Showcase International", em oito edições/ano.

De acordo com Coltro, muitos dos títulos originais em inglês dos programas serão mantidos, devido à aceitação do público: "Dance Ranch", "Rock-N-Country", "Classic Country", "CMT Top 12 Countdown", "Non Stop Videos" e "Big Tickets". No entanto, outros títulos ganharam versão em português, como o "Boca do Forno" (adaptação do "Pick Hit" e "Sneak Pit") e o matinal "Café da Manhã" (ex-"CMT Morning").

A Gaylord Entertainment Company, dona do canal, atua em áreas tão diversas quanto hotelaria, música country e lazer. Suas propriedades incluem também, entre outras, uma emissora de rádio, uma emissora de TV no Texas, o canal pago Z-Music (de música gospel), a rede Wildhorse Saloon e um teatro.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 84345