![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 05/01/2003 Autor/Repórter: Lilian Fernandes
![]()
QUER VER? É SÓ IR ATÉ O LEBLON
Para quem passa na Praia do Leblon, é difícil reconhecer dentro do sungão vermelho, protegido do sol por um boné comum e óculos escuros, o galã de televisão Marcello Antony. Uma jovem banhista se aproxima, vê jornalistas por perto, cutuca a amiga e pergunta: "Esse aí é quem, hein???". Mas aí vai a dica: é ele mesmo quem joga vôlei pelo menos duas vezes por semana na rede da campeã olímpica Jacqueline, entre as ruas General Urquiza e Venâncio Flores. O hábito tem cerca de um mês e meio e faz parte da preparação do ator para a novela "Mulheres apaixonadas", cuja estréia está prevista para 17 de fevereiro.
- Eu já tinha noção de vôlei, jogava no colégio e de vez em quando brinco com amigos. O que me deixa exausto é este sol forte - comentava Marcello há duas semanas, numa quarta-feira, enquanto os termômetros registravam 29 graus. - E o treino não pára. Olha lá: é uma bola atrás da outra!
As bolas que não param são lançadas por Eurico Chaves Neto, assistente de Jacqueline e técnico do time infanto-juvenil feminino do Botafogo. Rigoroso, ele orienta Marcello e Eduardo Lago, outro ator da trama de Manoel Carlos, como se estivesse diante de profissionais. "Vai, mexe a perna! Sai do lugar! Isso!", vai dizendo, enquanto os dois suam os corpinh... ops!... corpões.
Apesar do empenho, nenhum dos atores será jogador de vôlei em "Mulheres apaixonadas". Interpretarão apenas moradores típicos do Leblon, daqueles que dão um mergulho e praticam esporte à beira-mar antes de ir para o trabalho. Marcello será o arquiteto Sérgio, casado com Heloísa (Giulia Gam), irmã de Helena (Christiane Torloni). E Eduardo fará o advogado Leandro, casado com a outra irmã da protagonista, Hilda (Maria Padilha). Na trama, os cunhados serão também parceiros no vôlei de praia.
- É possível que haja cenas de jogo na novela e até que a Jacqueline faça uma participação como ela mesma - conta Marcello. - Mas o treino é só para caracterizar o gosto do personagem pelos esportes.
As primeiras aulas de Marcello e Eduardo, arranjadas pela produção de arte de "Mulheres apaixonadas", foram com a própria Jacqueline.
- Ensinei o básico do esporte a eles, mas acho mais importante que curtam a brincadeira e encontrem seu estilo; mesmo os jogadores de fim de semana têm o seu - diz a atleta.
Marcello não deu muito trabalho aos treinadores. Já Eduardo tem ido praticar diariamente e melhorou muito.
- O Marcello ficou um tempo parado, porque se machucou jogando e depois viajou. Enquanto isso, o Eduardo continuou treinando e a diferença entre os dois diminuiu - conta Eurico. - Agora eles precisam se entrosar.
Enquanto Marcello e Eduardo suam para construir a cumplicidade que precisarão demonstrar no vídeo, o restante do elenco de "Mulheres apaixonadas" também se prepara para incorporar seus personagens com perfeição: Tony Ramos, o saxofonista Théo, tem aulas de sax. Os atores do núcleo da escola ERA estiveram num colégio tradicional do Rio. Já Maria Padilha, doceira na trama, visitou um ateliê culinário.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 84396