![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Pay TV Data de Publicação: 01/12/2000 Autor/Repórter: Edianez Parente
![]()
EUROCHANNEL E FILM & ARTS: SOB O DOMÍNIO DA LIBERTY
Multinacional firma-se no conteúdo “cult”.
A Liberty Media International, recém-separada da AT&T Broadband, coloca mais um pé na programação latino-americana, ingressando também no mercado brasileiro. A gigante multinacional -que entre outras já detém 50% da rede norte-americana Telemundo, 40% da Torneios Y Competencias (Argentina), a totalidade da programadora argentina Pramer, participação nas operações de cabo no Chile e Argentina e participação na UGC - fechou mais duas transações na área de conteúdo: comprou o canal Film & Arts e, por meio da sua empresa na Europa multiThématiques, da qual detém 30%, adquiriu a totalidade do Eurochannel, canal que pertencia à TVA.
Numa negociação de US$ 8 milhões, a mutiThématiques adquiriu a marca, os contratos de exibição e o “carriage” do Eurochannel, atualmente na casa de 1 milhão de assinantes. A aquisição do canal pela empresa sediada na França tem como primeiro objetivo a expansão do Euro em nível pan-regional. Pelos próximos seis meses, o canal permanece sob a égide da TVA, num processo transitório, até que seja efetivada a transferência da sede para Miami. De acordo com a gerente do canal, Marília Galvão, que participou ativamente das negociações e que continua à frente do Euro até o final da gestão TVA (31 de março), a idéia dos novos proprietários é manter o sinal exclusivo brasileiro e inaugurar um “feed” latino-americano.
Para Marília, a grade do canal de imediato já será enriquecida, uma vez que os novos proprietários do Euro formam um grupo de conteúdo que tem nada menos do que 25 canais temáticos distribuídos em 14 países. “E de cada um deles, como Alemanha, França, Itália etc, teremos acesso ao material produzido localmente, além de todo o acervo para inserir na programação”, afirma a gerente do canal. Ela também celebra o investimento que os novos donos devem promover no Euro, mantendo um trabalho de comunicação da marca que já vinha sendo feito, além dos eventos promovidos pelo canal.
No caso do Film&Arts, o canal fica vinculado à programadora argentina Pramer SCA, que foi comprada pela Liberty Media. Mas a sua distribuição, venda de publicidade e desenvolvimento de novos projetos no Brasil continua a cargo da Media Mundi, empresa que representa o canal no Brasil, desde abril 1999. Lançado como Bravo Brasil, em junho de 1996, numa joint-venture com a TVA, o canal pertenceu à Bravo Internacional até 30 de outubro de 2000, quando foi efetivada a venda para a Liberty Media International.
Ambos os canais têm uma vocação artística e cultural, seguindo uma linha diferenciada de programação em relação a programadoras mais voltadas a sucessos hollywoodianos. Embora evitem o termo, podem ser definidos como canais ao estilo “cult”. O Eurochannel, por exemplo, esmera-se pela exibição de clássicos, especiais sobre atores e diretores e produções recentes do cinema Europeu, além da cobertura de festivais, e competições internacionais, exibição de seriados, shows e programas de gastronomia. O Film & Arts tem a nata da produção norte-americana, com uma célebre série de espetáculos e concertos musicais, teatro, dança, artes plásticas e demais segmentos artísticos, além de um aclamado programa de entrevistas que é o “Inside the Actor’s Studio”.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85007