![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 26/01/2003 Autor/Repórter: Simone Mousse
![]()
A VOLTA DO GALÃ EM GRANDE ESTILO
Já passaram-se dez anos desde o estrondoso sucesso de Jorge Tadeu em "Pedra sobre pedra", mas Fábio Jr. promete uma volta em estilo tão grandioso quanto o tal fotógrafo conquistador. Em "Cidade das mulheres", título definitivo da próxima novela das 18h, ele será Juca Tigre, um político durão e cômico que fará par romântico com a musa Vera Fischer.
- O Fábio Jr. foi escolhido por Talma ( Roberto, diretor da novela ) e por mim. Eu não escalo elenco sozinho, o diretor e eu somos cúmplices em tudo - explica o autor, Ricardo Linhares, que escreveu "Pedra sobre pedra" com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. - Eu queria voltar a trabalhar com Fábio, que é ótimo ator, carismático e charmoso.
E não é só isso. Fábio Jr. é ídolo da mulherada, e Linhares sabe disso. Juca será um homem sedutor que ama uma mulher há anos, apesar de ter sido abandonado no altar.
- Eu gosto de fazer pesquisas informais em salão de cabeleireiro, academia de ginástica... E o nome do Fábio é uma unanimidade. Todos pedem que o personagem seja brincalhão, sedutor e romântico - conta o autor. - E a voz do povo é a voz de Deus! O fato de o Fábio estar afastado das novelas há tempos é positivo. Sua volta é uma novidade e matará a saudade dos fãs.
Juca Tigre foi escrito especialmente para o ator-cantor. Ele é um político autoritário e debochado, que fala para o povo aquilo que o povo quer ouvir. Prefeito de Bocaiúvas , é amado por todos. Seus projetos são ambiciosos: chegar ao Palácio do Planalto.
- Juca é populista, assistencialista e demagogo. Por isso é querido pela população, que perdoa seus deslizes. Através do personagem, quero fazer uma crítica bem-humorada ao culto às personalidades. As eleições passam e os políticos continuam os mesmos. Os eleitores perdoam seus escândalos e os reconduzem ao poder. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência - diz Linhares.
A história de Juca com a Antônia de Vera Fischer é de amor e ódio. Ela será uma fazendeira forte, líder do distrito de São Francisco das Formigas, que quer se emancipar de Bocaiúvas. Estão no elenco Marisa Orth (Vanvan, mulher de Juca), Paulo Gorgulho (Joaquim, marido de Antônia) e Débora Falabella (Léo, filha de Antônia e Joaquim). A estréia será dia 24 de março.
- Haverá realismo fantástico misturado com comédia de costumes e muito romance. É uma história de amor temperada com bom humor e pitadas de crítica política - define Linhares.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85168