PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 26/01/2003
Autor/Repórter: Rodrigo Rainho

AMANHÃ ESTRÉIA A NOVA VERSÃO DA NOVELA INFANTIL

SBT tenta repetir o fenômeno "Carrossel"

A novela "Carrossel", cuja primeira versão foi exibida na década de 90, volta à tela do SBT amanhã, às 19h30. "Viva as Crianças - Carrossel 2", produção da mexicana Televisa, retoma a história da professora boazinha e moralista e seus alunos sapecas.

"Mudamos um pouco o formato, mas continuamos respeitando valores como amor, justiça e liberdade", diz Nicandro Diaz Gonzalez, produtor-executivo da novela. "Não é um "reality show", gênero que não transmite valor algum", critica. O cenário do novo enlatado é a escola Pátria Unida. No lugar da professora Helena (Gabriela Rivero), estrela de "Carrossel", entrou Lupita (Andrea Legarreta). O porteiro do colégio, Joaquim (Joaquin Cordero), a carismática menina Marisol (Daniela Aedo) e o romântico garoto Ângelo (Christian Stanley), personagens centrais de "Viva as Crianças", são muito parecidos com aqueles da primeira versão da novela.

Estrago - Em 1991, data de sua estréia no SBT, "Carrossel" tirou audiência do "Jornal Nacional" e de "O Dono do Mundo", novela de Gilberto Braga que a Globo exibia. Chegou a dar picos de 27 pontos em São Paulo (cada ponto equivale a 47 mil domicílios na Grande SP).

"A média do horário ficou em torno de 15 pontos de audiência em 2002. A nossa meta é que "Viva as Crianças" atinja 20 pontos", diz Mauro Lissoni, diretor de programação do SBT.

"A novela infantil é motivo de preocupação para a nossa concorrente [TV Globo", a quem já obrigamos a mudar o horário de seu telejornal diversas vezes", afirma Lissoni. A Globo não se manifesta sobre a concorrência.

"Viva as Crianças", no ar desde julho no México, e sem previsão de término, é um sucesso por lá, onde já foram exibidos mais de 200 capítulos baseados na história do argentino Abel Santa Cruz (1916-1995), autor de "Pequena Travessa".

Kari Fajer, autora da adaptação da novela, diz que a principal diferença em relação à primeira versão é a narrativa mais dinâmica. "A trama tem novos conflitos, muitas travessuras e elementos caricaturais que resultam em situações cômicas", diz ela.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85184