PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 16/02/2003
Autor/Repórter: Simone Mousse

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO

Marisa Orth surge de roxo da cabeça aos pés, com um bracelete dourado de Mulher Maravilha no braço, vários anéis enormes e um penteado rebuscado na cabeça. Miguel Falabella está de terno bege e uma camisa lilás e é o centro das atenções: todos ficam à sua volta, ouvindo seus "causos" engraçados. Os dois gargalham o tempo todo. E cantarolam o tempo todo também. De repente, ele solta um "Cala a boca, Magda!". Todos no estúdio riem. Não, esta não é uma gravação do "Sai de baixo". A cena em questão vai ao ar no segundo capítulo de "Cidade das mulheres", próxima novela das 18h que estréia dia 24 de março. Nela, Falabella e Marisa são Juca Tigre e Van Van, marido e mulher. E se você vir alguma semelhança com o extinto humorístico dominical da Rede Globo, será mera coincidência.

As primeiras cenas de Juca e Van Van não são nada engraçadas. É um dramalhão com direito a muito óleo japonês para encher os olhos de lágrimas. Vitório, filho do casal, interpretado por Paulo Vilhena, sofrerá um acidente de helicóptero e ficará em coma no hospital. Verdade seja dita: é um pouco estranho ver Marisa e Falabella sérios e chorando depois de tantas piadas que eles contavam no "Sai de baixo". Mas que outra verdade venha à tona: eles estão bem demais nos novos papéis. Ele, um político durão e ao mesmo tempo boa-praça; ela, uma ex-miss Brasil esperta e ambiciosa. Nos ensaios de cada cena, até o diretor-geral da novela, Roberto Talma, entrou no clima descontraído.

- Eu sei que é difícil, Miguel. Mas fica sério um pouco - dizia ele, bem-humorado.

Na boca de cena, muito apertada, os câmeras riam a cada careta que o ator fazia. Para o diretor de fotografia da novela, Ricardo Gaglianone, ele propôs um desafio:

- Quero ver se sua luz melhorou nos últimos anos. Eu fiquei mais velho, né? Agora tenho que passar maquiagem!

Mas quem abusa mesmo de maquiagem é Paulo Vilhena. Não para ficar bem na luz do estúdio, mas para convencer com os machucados provocados pelo acidente. Ele chega cheio de bandagens e com uma barra de ferro presa à barriga, simulando uma parte da ferragem do helicóptero. Marisa não perde a piada:

- Vocês estão vendo este ferro? Isso é o que eu chamo de um belo furo jornalístico!

Seria muito cômico se não fosse tão trágico!

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85819