PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 16/02/2003
Autor/Repórter:

A PAIXÃO PELA ÓTICA FEMININA

SÃO PAULO - As mulheres e suas paixões. Este será o mote da próxima novela das oito da Globo, de Manoel Carlos, que estréia amanhã. Autor de sucessos como Laços de Família e Por amor, Manoel Carlos antecipou sua volta à TV para escrever Mulheres apaixonadas, novela que substitui Esperança. A nova trama, quinta parceria do autor com o diretor de núcleo Ricardo Waddington, aborda as diversas fases das relações amorosas, que são expostas às dúvidas que se escondem dentro de cada universo pessoal, principalmente o feminino.

Mulheres Apaixonadas reúne em uma só história o desejo do autor de retratar diferentes perfis femininos e suas paixões. Fiel à marca de Manoel Carlos, a novela vai tratar de temas do cotidiano em um cenário urbano. Conflitos humanos como a solidão, a paixão e a descoberta de si mesmo, vividos pelos personagens, terão como cenário as praias cariocas. A novela terá vários núcleos importantes e pretende mostrar, sob diversos ângulos, a procura pela felicidade, pelo amor ou por uma nova conquista. Outra marca de Manoel Carlos está presente nesta trama: a protagonista de nome Helena. Desta vez, a personagem será vivida pela atriz Christiane Torloni. Em Mulheres apaixonadas, Helena (Torloni) será uma mulher que, após muitos anos de casada, resolve viver uma paixão, pois seu casamento entrou em uma rotina insuportável. A escolha de Christiane Torloni para viver Helena foi feita pelo próprio autor, que a considera a intérprete ideal para o papel. O merchandising social - que fez sucesso em Laços de família ao mostrar o drama das pessoas que sofrem de leucemia - também estará presente em Mulheres apaixonadas. Desta vez, o tema escolhido foi a velhice. O preconceito enfrentado pelos idosos no país será mostrado por meio dos personagens Flora (Carmem Silva) e Leopoldo (Louzadinha).

No elenco da novela, composto por mais de 100 atores, estão aqueles que o autor considera verdadeiros ''amuletos''. Tony Ramos está fazendo pela quinta vez uma novela de Manoel Carlos, e José Mayer, pela quarta vez. Umberto Magnani também é presença certa na escalação do autor.

O capítulo de estréia terá dois ingredientes que são garantia de sucesso imediato junto ao público: briga e casamento. Manoel Carlos começa a trama com o casamento de Diogo (Rodrigo Santoro) e Marina (Paloma Duarte). Sem perceber que está entrando no quarto onde a noiva se prepara para a cerimônia, Diogo agarra sua prima Luciana (Camila Pitanga) e rouba dela um último beijo antes de se casar. O que, é claro, termina em uma grande briga na família.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85868