![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 03/03/2003 Autor/Repórter: Daniel Castro
![]()
NOVA NOVELA DAS OITO ATRAI MAIS POBRES
Ambientada na zona sul carioca, a atual novela das oito da Globo, "Mulheres Apaixonadas", tem mais telespectadores das classes D e E, as mais pobres, do que suas antecessoras no horário. Segundo dados do Ibope, de cada cem telespectadores de "Mulheres" 27 são D e E. "Esperança" e "O Clone", que a precederam, registraram 25% de participação das classes D e E em suas audiências.
"Mulheres" vem mantendo o percentual de classes A e B de "Esperança", de 35%, mas está perdendo participação da classe C. O percentual de público da classe C, que era de 42% em "O Clone", baixou para 40% em "Esperança" e para 38% em "Mulheres".
"Não sei a razão desses dados, mas imagino que seja a atração que exercem sobre as pessoas mais carentes histórias do dia a dia, temas comuns a todo mundo, personagens identificados com a realidade e os cenários naturais belíssimos do Rio", afirma o autor da novela, Manoel Carlos.
O público de "Mulheres" é também ligeiramente mais feminino do que o das antecessoras. De cada cem telespectadores, 63 são mulheres, contra 62 de "Esperança" e "O Clone".
Seus telespectadores também são mais jovens do que os de "Esperança" e se assemelham aos de "O Clone". A participação de pessoas com mais de 50 anos na audiência de "Mulheres" é de 24%. Em "Esperança", era de 28% e em "O Clone", de 22%.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 86203