PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 04/05/2003
Autor/Repórter: Elena Corrêa

GRAVADORA PEDE PARA TIRAR MÚSICA DE GIL DO AR

Para quem gostou e se embalou com “Só chamei porque te amo”, sucesso dos anos 80 na voz de Gilberto Gil, ouvida no último dia 22 de abril em “Mulheres apaixonadas”, a notícia não é boa: é que esta não poderá ser mais a música tema do drama vivido por Raquel (Helena Ranaldi). Naquele dia, a personagem ouviu a música no celular e logo identificou, amedrontada, a presença do ex-marido (Dan Stulbach) por perto. É que ele sempre punha a canção no som quando ia espancá-la. Mas, agora, “Só chamei porque te amo”, em “Mulheres apaixonadas”, nem em flashback.

A Warner Music pediu que a canção não seja mais utilizada na novela da Globo. Segundo a assessoria de imprensa da gravadora, a emissora não foi autorizada a executar a versão do atual ministro da Cultura para “I just call to say I love you”, de Stevie Wonder.

— O pedido para usá-la chegou em cima da hora e não tivemos tempo de respondê-lo — afirma um funcionário da gravadora, que não quis se identificar. — O problema foi o contexto da cena. Mas já demos o caso por encerrado.

O pequeno incidente serve para que o público perceba como existem inúmeras arestas a serem aparadas numa produção do porte de uma novela de horário nobre. Diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger diz que, na verdade, houve uma autorização verbal da Warner. Mas explicou que o imbróglio durou pouco, foi logo resolvido:

— Nós só não tínhamos uma autorização por escrito. Como era um capítulo que ficava no meio de um feriado, o Ricardo ( Waddington, diretor da novela) usou. E, como foi uma música incidental, não precisaria estar na trilha. Mas já está tudo resolvido, sem problemas maiores.

LEIA A LETRA DE 'SOÓ CHAMEI PORQUE TE AMO' - De: Stevie Wonder - Versão: Gilberto Gil

Não é Natal / Nem ano bom / Nenhum sinal no céu / Nenhum armagedon / Nenhuma data especial / Nenhum ET brincando aqui / no meu quintal Nada demais / Nada de mal / Ninguém aqui comigo / além da solidão / Nem mesmo um verso original /

Pra te dizer / e começar uma canção / Só chamei porque te amo

Só chamei porque é grande a paixão / Só chamei porque te amo / Lá bem fundo do meu coração / Nem carnaval / Nem São João / Nenhum balão no céu / Nem luar no sertão / Nenhuma foto no jornal / Nenhuma nota na coluna social / Nenhuma múmia se mexeu / Nenhum milagre da ciência aconteceu / Nenhum motivo / nem razão / Quando a saudade vem / não tem explicação / Só chamei porque te amo / Só chamei porque é grande a paixão / Só chamei porque te amo / Lá bem fundo do meu coração

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 87708