![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 07/12/2003 Autor/Repórter: Paulo Senna
![]()
'ANTÔNIO MARIA' (TV TUPI)
Em 1968 estreava “Antônio Maria” (TV Tupi), de Geraldo Vietri e Walter Negrão, às 19h, sob a direção de Walter Avancini. Foi o ator Sérgio Cardoso quem teve a idéia de escrever a novela, pois queria incluir entre os seus personagens um português, já que era filho de portugueses. Isso contribuiu para sua atuação perfeita de imigrante luso: o sotaque e um grande bigode ajudaram para que as críticas fossem consagradoras. A obra marcava o fim da era dos dramalhões e a estréia dos diálogos coloquiais. Além disso, o autor e o diretor usaram um cenário vazado, com a câmera no meio do corredor, o que permitia ao público ver o dia-a-dia da família no interior da casa, trazendo uma série de inovações em relação ao estilo anterior a “Beto Rockfeller”. Foi um marco na história da teledramaturgia brasileira.
A trama girava em torno do português Antônio Maria D'Alencastro Figueroa (Sérgio Cardoso), que veio tentar a sorte no Brasil, onde acabou se empregando como motorista da família do Dr. Adalberto Dias Leme (Elizio de Albuquerque) e de Carlota (Maria Luiza Castelli), donos de uma rede de supermercados. Ele ganhou a confiança do patrão, passando a conselheiro familiar depois da crise financeira gerada por Heitor (Wilson Fragoso), que fora noivo de Heloisa (Aracy Balabanian). Ganhou também a amizade das filhas, Heloisa, com quem acabaria se casando, e Marina (Carmen Monegal). Na cozinha ficava o núcleo engraçado da história: a governanta Berenice (Norah Fonte, saudosa atriz), e a arrumadeira Maria Clara (Jacira Silva, outra inesquecível) agitavam as confusões com o cabo Honório (Marcos Plonka) e Dona Catarina (Néa Simões).
Começaram, então, a surgir dúvidas sobre o seu passado: por que, sendo tão fino e educado, aceitara um emprego tão simples? É que, na verdade, Antônio Maria era um milionário que estava no país para fugir das trapaças de Amália (Gilda Valença).
A exemplo de Amilton Fernandes ao fim de “O direito de nascer”, Sérgio Cardoso foi contratado logo a seguir pela Rede Globo. Com Dennis Carvalho, Tony Ramos, Patrícia Mayo e Canarinho, entre outros.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 92779