PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: VEJA
Data de Publicação: 17/12/2003
Autor/Repórter: Ricardo Valladares

OS PLANOS DE UM ROEDOR

De olho no queijão dos domingos, Ratinho promete ficar mais "light" em 2004

Um dos ícones da baixaria na televisão, o apresentador Ratinho, do SBT, informa que vai ficar mais "light" em 2004. Aos céticos, ele aponta como provas as mudanças realizadas em seu programa diário nos últimos tempos. As quartas-feiras tornaram-se dias exclusivos de cantoria, em que artistas como Ronnie Von e Jerry Adriani sobem ao palco. Também houve ajustes no restante da semana. "Não podia tirar tudo de uma vez, porque uma parte de meu público gosta disso, mas diminuí o número de testes de paternidade com DNA e procurei dar um ar de comédia aos barracos que acontecem em cena", diz o apresentador. Agora, ele promete arrematar a metamorfose. Sai de férias na virada do ano e reestréia em 2 de fevereiro com novo cenário e novos quadros. Além disso, há boas chances de Ratinho ganhar um programa nos fins de semana. Nesse caso, seria apenas apresentador, e não influiria na produção como faz hoje. "Esse horário extra está previsto no contrato dele. Estamos estudando o melhor formato", diz Silvio Santos, dono do SBT.

Os motivos para as mudanças de Ratinho são bem pragmáticos. Já vão longe os tempos em que ele anotava 36 pontos de audiência. Até cinco meses atrás, não conseguia passar dos 12. Então, certa noite, entre uma baixaria e outra de seu cardápio habitual, ele incluiu em seu programa uma participação do cantor romântico Daniel. Enquanto Daniel soltava a voz, ele foi conferir o ibope e descobriu que estava subindo. Hoje, as noites musicais são seu maior sucesso: rendem até 15 pontos de audiência, três a mais do que as outras. Ratinho também se convenceu de que as brigas constantes no vídeo, suscitadas por testes de paternidade e outros tipos de imbróglio, afugentam os anunciantes – e pouco adianta apartá-las com ajudantes de palco fantasiados, como se fosse tudo chanchada. "A pancadaria me faz perder dinheiro", diz ele. Finalmente, a possibilidade de ter um programa no fim de semana com certeza está pesando na tentativa de mudar de imagem. Assim como o formato, o dia da nova atração ainda não foi definido por Silvio Santos. Estrela dos domingos do SBT, Gugu Liberato passa por um péssimo momento: sua audiência despencou 10 pontos ao longo de 2003. Ratinho fareja uma chance de ouro nesse infortúnio do colega. Ele fatura atualmente cerca de 4 milhões de reais por mês, mas um bom programa aos domingos, além de consagrador, aumentaria ainda mais sua renda.

Ratinho convertido aos princípios da civilização? Não é bem assim. Entre os 27 quadros que ele vem testando para o ano que vem, há um concurso de beleza bagaceiro chamado Garota da Laje e uma reedição bizarra do Namoro na TV batizada de Cupido. "Traríamos casais engraçados. Anão com anão e gordo com gordo", explica o apresentador. Depois de vários anos cultivando um estilo e um personagem truculentos, talvez seja tarde demais para Ratinho romper com o passado. Digamos que 2004 servirá como um teste de DNA: vai mostrar até que ponto o mau gosto faz parte de sua genética.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 92993