![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 12/02/2004 Autor/Repórter:
![]()
OSCAR TERÁ 5 SEGUNDOS DE ATRASO NA TELEVISÃO
LOS ANGELES - A cerimônia de entrega do Oscar, que acontecerá no próximo dia 29, será transmitida “ao vivo” pela televisão para todo o mundo, com um atraso de cinco segundos. Desta maneira, a rede de televisão ABC imita o procedimento da CBS, que usou cinco minutos de atraso na transmissão do Grammy, domingo passado. A medida procura evitar a exibição de cenas inesperadas que possam ofender os espectadores como aconteceu, há dois domingos, durante o show de intervalo da partida final do Super Bowl, o campeonato de futebol americano.
Medida foi provocada pelo incidente com Janet Jackson - Naquela ocasião, quase 90 milhões de espectadores viram um seio da cantora Janet Jackson no fim de sua apresentação no show do intervalo. O incidente provocou uma onda de moralismo nos Estados Unidos e as redes de televisão passaram a se preocupar com o conteúdo imprevisível de suas transmissões ao vivo, adotando o atraso que vem sendo chamado de “cinco segundos de decoro”. A ABC informou que, com o atraso, pretende tirar do ar “expressões fora do roteiro e obscenas”. A rede garante que não haverá censura sobre o possível conteúdo político dos discursos dos premiados.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que produz o programa do Oscar, enviou uma carta a todos os seus associados dizendo que não tem “capacidade contratual para rejeitar a decisão da cadeia de TV de ceder à pressão do governo”.
O ator e diretor Tim Robbins, candidato este ano ao prêmio de melhor ator coadjuvante por sua interpretação no filme “Sobre meninos e lobos”, já mostrou-se contrário à decisão:
— Se vivemos numa sociedade livre, temos que estar preparados para lidar com qualquer coisa. Estão com medo do quê?
Seu colega Alec Baldwin, candidato ao Oscar na mesma categoria pela atuação em “The cooler”, é mais condescendente:
— É uma situação rara, mas cinco segundos não atrapalham tanto e o que aconteceu no Super Bowl tinha que ter sido censurado.
Carta mostra que Academia é contra a censura - A carta da Academia indica que ela é totalmente contrária aos “cinco segundos de decoro”. “Uma vez que se aceite a idéia do atraso, até onde isso vai chegar? Quanto tempo será preciso para que não apenas as palavras, mas também as idéias sejam censuradas?”, diz um trecho.
O discurso do cineasta Michael Moore no ano passado, quando ele recebeu o prêmio de melhor documentário de longa-metragem por seu filme “Tiros em Columbine” e expressou sua opinião contrária às ações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é o exemplo citado por todos que temem a censura da festa do próximo domingo.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 94657