![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 18/04/2004 Autor/Repórter: Paulo Ricardo Moreira
![]()
FENÔMENO MEXICANO QUE SE REPETE
Exibida pela primeira vez em 1996, “Marimar” tornou-se um fenômeno de audiência no SBT, atingindo médias de 17 pontos. Oito anos depois, a novela mexicana, que está sendo reprisada pela emissora, de segunda a sexta-feira, às 13h30m, volta a fazer bonito no ibope, com médias de até 11 pontos — só perde no ranking diário para o game “Roda a roda”, apresentado por Silvio Santos.
Com o fim em março de “Canavial de paixões”, novela com texto mexicano e elenco brasileiro que atingia 14 pontos, “Marimar” passou a ter o melhor índice dentre os folhetins que estão no ar atualmente no SBT. No horário nobre, substituindo “Canavial”, a enlatada “A outra” tem registrado 7 pontos. Outra reprise, a de “Fascinação”, escrita por Walcyr Carrasco (autor de “Chocolate com pimenta”, da Rede Globo), consegue médias de 6 pontos no horário da tarde.
Produzida pela Televisa em 1994, “Marimar” faz parte de uma trilogia que inclui “Maria Mercedes” e “Maria do Bairro”, também exibidas pelo SBT. As três novelas foram escritas pela cubana Inés Rodena e protagonizadas pela atriz e cantora Thalia Ariadna. Em 1996, enquanto “Marimar” surpreendia o público, “Dona anja”, uma produção brasileira estrelada por Lucélia Santos, despencava na audiência.
O sucesso das mexicanas estimulou Silvio Santos a apostar nos dramalhões importados e a mudar o formato de suas novelas, produzindo tramas baratas, com textos mexicanos, elencos pequenos e curta duração. Em 1997, ele encurtou o remake “Os ossos do barão”, que alcançava 6 pontos, para reprisar “Maria Mercedes”. Um dos fatores que levaram Silvio Santos a engavetar produções nacionais foi o financeiro. Enquanto na época um capítulo de novela mexicana, como “Marimar”, custava US$ 3 mil, cada capítulo de uma novela da casa não saía por menos de US$ 50 mil.
A história de Marimar é parecida com a de tantas outras heroínas mexicanas. No começo da trama, ela é uma jovem pobre que mora com os avós e um cachorro numa cabana na praia. Até que um dia Marimar se apaixona por um fazendeiro rico, Sérgio (Eduardo Capetillo), que acaba se casando com ela. Mas Marimar é odiada pela família dele. Humilhada pela madrasta de Sérgio, ela é vítima de um plano diabólico, sendo acusada de roubo e adultério. Acaba abandonada, grávida e sem um tostão. Quando melhora de vida novamente, ela decide se vingar de todos que a humilharam no passado.
Em 1997, Thalia visitou o Brasil por conta do sucesso de suas novelas e disse que se parecia com suas personagens, porque todas davam a volta por cima no final.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 96916