![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 26/05/1996 Autor/Repórter: Luiz Costa
![]()
NOVO CANAL CULTURAL DA TVA APOSTA EM ATRAÇÃO NACIONAL
Bravo Brasil, que estréia sábado, traz jornalismo, musicais, filmes e até programa sobre livros
A partir de junho a TV por assinatura vai assumir um filão que se consagrou como menina dos olhos da TV pública brasileira. A TVA estréia no dia 19 o Bravo Brasil, primeiro canal pago especializado em cinema, arte e cultura. A programação brasíleira virá em agosto. Parte das 13 horas diárias do canal, que vai ao ar do meio-dia à 1 hora, virá de material fornecido pela TV Cultura. "A filosofia é estar atento à qualidade do conteúdo exibido", diz Marcos Amazonas, diretor da TVA Programadora.
Made in Brasil Em agosto, o Bravo Brasil começa a falar português em produções da própria TVA ou co-realizados pela Cultura. A TVA vai produzir três programas. Os Críticos é um magazine eletrônico semanal (sextas), com entrevistas e trechos de obras comentados por pelo menos três críticos de cada arte. Agenda é uma revista diária com notícias de todo o País. E o semanal Livros quer glamourizar escritores e obras, "dando tratamento de popstar aos autores", explica Amazonas.
O acordo da parceira com a Cultura inclui desde a transformação de antigos programas da emissora pública em novos produtos (como a reedição dos musicais Ensaio) ao mergulho no acervo de concertos, musicais, balé e antigas apresentações de músicos rurais. O período de co-produções começa com o ressurgimento de dois programas. Um deles é o Leituras do Brasil, com Antônio Nóbrega.
Legendado - A programação internacional que estréia neste sábado será legendada e fornecida pelo Bravo Network, que tem 22 milhões de assinantes. Duas vezes por dia haverá sessões de cineastas consagrados e de independentes. Entre os clássicos de junho estão programadas as obras como Alexandre Nevslá (1938), de Eisenstein e Ricardo III, de Laurence Olívier. O programa Inside the Actor's Estudio quintas, 22 horas) traz entrevistas com estrelas, como Paul Newman (dia 6) e Glenn Close (27).
O Jazz terá vez aos sábados, 12 horas, com The Story of Jazz, depoimentos e imagens de Louis Armstrong (dia 19), Billie Holiday e Charlie Parker (15), Sarah Vaughan (22), Dr. John Concert (22), John Coltrane e Thelonius Monk (29).
Os franceses emplacam a série La Saga de La Chanson (sextas, 12h30), com musicais de Edith Piaff (dia 7), Yves Montand (14) e Jacques Brel (21). Concertos virão às quintas, a partir do dia 6, 12 horas, e balés, às segundas, 22 horas, a partir de 4 de junho.
Futuro - A TVA está fechando acordo com as casas Tom Brasil e Bourbon Street, para a transformação de seus shows em especiais. Um programa com a história da MPB, dos anos 50 até hoje, está na agenda de fim de ano. Outro sobre o cinema brasileiro vai acompanhar a trajetória de filmes que se encontram em fim de produção: do roteiro à finalização. Em julho (domingos, 22 horas) chega Jazz Brasil e serão exibidos dois filmes brasileiros por semana.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 99661