![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: ISTO É - Gente Data de Publicação: 04/09/2006 Autor/Repórter: Fernando Oliveira
![]()
MUDANÇAS PARA SUBIR NA AUDIÊNCIA
Alardeada como uma mudança de rumos na dramaturgia do SBT, Cristal está longe de ser considerada um sucesso. Distante dos esperados dois dígitos de audiência, a novela chegou a atingir 4 pontos no final de julho e passa por uma reformulação, que parece estar surtindo efeito. Enquanto a concorrente Bicho do Mato caiu para nove pontos em média (ao contrário dos 13 de antes), Cristal subiu para sete.
As mudanças começaram com a volta do diretor David Grimberg, que reassumiu a novela, da qual tinha sido afastado antes da estréia para a entrada de Herval Rossano, que chegou a regravar cenas já produzidas. A supervisora de texto da novela, Thereza Di Giacomo, nega que a última troca tenha sido oriunda de uma possível crise. “O David estava de férias, e o Herval assumiu. Mas ele teve de sair por motivo de saúde”, afirma. Segundo Thereza, não houve dispensa oficial de nenhum dos diretores, e o contrato de Rossano será honrado.
A trama vem sendo redefinida aos poucos, e personagens tiveram seus perfis mudados. Luísa, a vilã vivida por Eliana Guttman, teve os cabelos pintados e rejuvenesceu. Eliana, interpretada por Greta Antoine, vai sofrer um acidente e ficar paraplégica, algo que não estava previsto na sinopse de Rossano. “Na verdade existem duas novelas: a mexicana e a venezuelana. A primeira é mais atual, mas a nossa é feita em cima da segunda”, revela Thereza. “O que não impede que em algum momento usemos da trama do México.” A única dúvida quanto às adaptações é sobre o destino da personagem Marion (Marisol Ribeiro). “Na versão mexicana ela enlouquece e raspa o cabelo. Aqui ainda não sabemos se ela o fará ou não.”
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 123573